A contratação de Gabigol pelo Flamengo por 17 milhões de euros (cerca de R$ 78,4 milhões) é a mais cara da história do futebol brasileiro em valores absolutos. Mas, a cada jogo que passa, a sensação é de que os valores investidos foram baixos comparados ao que o camisa 9 demonstra em campo. Por exemplo, o atacante soma participação de um gol por jogo desde que chegou ao rubro-negro.

Contratado por empréstimo em janeiro de 2019 e em definitivo em 2020, Gabigol tem 66 jogos e 66 participações para gol (52 marcados e 14 assistências). Ou seja, se tem jogo do Flamengo com o atacante, a média diz que terá um gol — no mínimo — com participação do camisa 9.

Gabigol em 2019

  • 59 jogos
  • 43 gols
  • 11 assistências

Gabigol em 2020

  • 7 jogos
  • 9 gols
  • 3 assistências
Gabigol comemora o gol pelo Flamengo Foto: Agência O Globo

— Sempre gosto de fazer gols. É o que mais sei fazer — disse após fazer três gols na goleada do Flamengo por 4 a 1 sobre a Cabofriense: —Vou levar a bola (do jogo, tradição de quem marca três vezes numa partida) para a casa dos meus pais, já pedi para todo nundo assinar.

Ao marcar sobre a Cabofriense, Gabigol ainda igualou um feito de 2019: o de balançar as redes em sete partidas seguidas. Se não passar em branco contra o Junior Barranquilla, na próxima quarta, baterá seu próprio recorde.

Ele também se tornou o maior goleador do Novo Maracanã (período contado a partir de 2013, após a reforma para a Copa do Mundo de 2014). São 33 gols no estádio, contra 30 de Fred. De quebra, o rubro-negro ainda alcançou a artilharia do Estadual, com sete.