“Craque o Flamengo faz em casa”. O lema que virou marca do clube da Gávea muitas vezes é usado para citar meias ou atacantes que fizeram história no clube, mas também se aplica a zagueiros que foram revelados na Gávea. E em todas as seis conquistas do Rubro-Negro no Brasileiro, defensores que deram seus primeiros passos como profissionais na equipe tiveram participação direta nos títulos, sempre ao lado de um zagueiro mais experiente.
O primeiro da lista é Rondinelli. Ídolo do Flamengo na década de 70, o Deus da Raça deixaria o clube rumo ao Corinthians em 1981, mas antes da despedida participou da conquista do primeiro título brasileiro do Rubro-Negro, em 1980.
Nos Brasileiros de 1982 e 1983, Mozer e Figueiredo se revezaram no posto de titular ao lado de Marinho.
No título da Copa União de 1987, a participação da base na zaga foi em dose dupla. Leandro foi deslocado para a zaga ao lado de Edinho.
Em 1992, foi a vez de um jovem e impetuoso Júnior Baiano se destacar na campanha de um título brasileiro. Integrante de uma das gerações mais talentosas de pratas da casa rubro-negros, o grandalhão de 1,95m se destacava tanto pelo vigor físico e força no jogoaéreo quanto pelo temperamento explosivo. Na campanha do penta rubro-negro, formou dupla com Wilson Gottardo, então com 29 anos.
Após uma fila de 17 anos, o Flamengo voltou a ser campeão Brasileiro em 2009, e o único zagueiro titular absoluto em quase toda a campanha foi Ronaldo Angelim, que participou de 36 dos 38 jogos do hexa. Depois dele, o beque que mais vezes entrou em campo foi Welintom, formado na Gávea. Embora tenha sido muitas vezes alvo de críticas da torcida, o defensor participou de 22 jogos do Brasileirão. Com a chegada de Álvaro, perdeu espaço.
Share this content:
Na noite desta sexta-feira (10), Arrascaeta gerou burburinho nas redes sociais com a sua frase…
O Flamengo continua a se dedicar à formação de seu elenco feminino para a temporada…
Após decidir não renovar o contrato com a Kwai, as mangas da camisa do Flamengo…
Lucas Paquetá continua sendo uma peça fundamental no West Ham (ING) durante esta temporada. Na…
Guilherme está cedido ao Flamengo pelo Cuiabá até dezembro de 2025, porém o jovem atleta…
O Flamengo está próximo de confirmar a aquisição do atacante Juninho, que atualmente defende o…
This website uses cookies.