Na América do Sul, cinco dos seis times já garantidos no Mundial de Clubes da FIFA em 2025 estão entusiasmados com a nova competição. No entanto, na Europa, o torneio programado para os Estados Unidos não tem despertado tanto interesse. Quem expressou críticas contundentes ao evento foi Gerard Piqué, ídolo do Barcelona (ESP) e campeão do mundo com a Espanha.
— *Diria à FIFA: ‘Não realizem este Mundial de Clubes que criaram’. Compreendo a intenção de aumentar as receitas, mas em prol do futebol acredito que seria mais vantajoso ter menos jogos, porém com experiências premium e exclusivas. Isso tornaria mais fácil cativar o público, e os jogadores teriam menos partidas — afirmou Piqué.
Se Piqué questiona o calendário e a busca da FIFA por lucro, o ex-zagueiro agiu de forma semelhante à entidade recentemente. A empresa de Piqué contribuiu para expandir de um para três o número de jogos da Supercopa da Espanha a partir de 2022. Além disso, o torneio foi transferido do país de origem para a Arábia Saudita.
A empresa de eventos esportivos de Piqué, Kosmos, liderada pelo ex-jogador, teve participação na mudança da Supercopa da Espanha para o ‘Mundo Árabe’. Pela transação, a marca recebeu 24 milhões de euros (R$ 120 milhões na cotação de 2022).
Nos últimos meses, os treinadores do Real Madrid (ESP) e Manchester City (ING), Carlo Ancelotti e Pep Guardiola, manifestaram oposição ao Mundial de Clubes de 2025. No caso da equipe espanhola, o técnico precisou se retratar após uma determinação do clube e prometeu levar o time completo para a competição nos Estados Unidos.
Da América do Sul, já estão confirmados Flamengo, Fluminense, Palmeiras, River Plate (ARG) e Boca Juniors (ARG). A última vaga do continente será ocupada pelo campeão da Libertadores de 2024. Caso o River conquiste o título, o Olimpia (PAR) será o beneficiado.
No total, 32 clubes participarão do Mundial de Clubes de 2025. O formato será semelhante ao da Copa do Mundo de seleções, com oito grupos de oito times, sendo os dois melhores de cada grupo avançando para as oitavas de final. O torneio está programado para junho e julho nos Estados Unidos.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: