Nos últimos dias, o Flamengo vivenciou um período conturbado em seus bastidores. Uma das controvérsias envolveu Nicolás De La Cruz e José Luiz Runco, após o ex-médico do clube criticar a condição física do jogador uruguaio. Após a situação se acalmar, Carlos Sanchez, irmão do meio campista, veio a público para desmentir as declarações do profissional.
Em uma participação no programa ‘Guardia Alta’, Carlos Sanchez declarou: ‘…’. É importante mencionar que De La Cruz tem sido ausência nos últimos confrontos do clube, pois está em processo de recuperação de sua forma física.
José Luiz Runco, que foi diretor médico geral do Flamengo, fez críticas à condição física do meio campista uruguaio. De acordo com informações do portal ‘GE’, o médico enviou uma mensagem em um grupo constituído por membros da política do clube, questionando a contratação de Nicolás De La Cruz. É relevante ressaltar que, em dezembro de 2023, o Flamengo investiu mais de R$ 100 milhões na aquisição do jogador.
Em sua mensagem, Runco afirmou: ‘Prezado João. Boa tarde. Vou tentar passar a situação do De la Cruz. Jogador comprado em outra gestão, sem a menor condição, pois apresenta uma lesão crônica e irreparável no joelho direito, e uma lesão também no joelho esquerdo. Como somos bípedes, temos dificuldades de equilíbrio e equilíbrio muscular se algum membro já estiver afetado. Estamos tentando fazer o possível para que ele possa participar, mas é muito complicado. E, quanto à venda, só se houver algum clube que tenha interesse por outro motivo e não para jogar futebol competitivo. Atenciosamente’.
As declarações de Runco sobre o estado de De La Cruz não foram bem recebidas nos bastidores do Flamengo. Jogadores, membros da comissão técnica e diretores expressaram descontentamento com a exposição feita pelo médico. Assim, a diretoria rubro-negra decidiu demitir o profissional no dia 23 de julho. Vale lembrar que José Luiz foi um dos primeiros contratados pela gestão Bap, em janeiro deste ano.
Publicado em colunadofla.com