Preparando-se para a partida decisiva de quarta-feira, contra o Emelec, pela Taça Libertadores, o Flamengo treinou na tarde desta quarta-feira, no Ninho do Urubu. A grande ausência foi a do atacante peruano Paolo Guerrero, que voltou a cumprir a suspensão por doping. Ele não deve voltar a defender o Rubro-Negro.
Lembrando que o Flamengo precisa vencer o Emelec na quarta-feira, no Maracanã, para se classificar às oitavas de final da Taça Libertadores. Sem Guerrero, Henrique Dourado volta a ser o titular.
A suspensão de Guerrero
O atacante peruano Paolo Guerrero não vai mais para a Copa do Mundo. Sua pena subiu para 14 meses. Este é o resultado da última instância de seu julgamento por doping para benzoilecgonina, um metabólico da coca e da cocaína, no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), realizado no último dia 3. Não cabe mais recurso. Ele também não joga pelo Flamengo na quarta-feira, contra o Emelec, pela Libertadores. Aliás, pode não jogar mais pelo Rubro-Negro já que o contrato com o clube se encerra em agosto.
Sua defesa pedia a anulação por completo da pena, que foi reduzida a seis meses, e a Agência Mundial Antidoping (Wada) pedia aumento para dois anos, tempo aplicado para casos de doping em que fica comprovado que o atleta não fez uso de uma substância proibida para melhorar o desempenho esportivo. A FIFA, terceira parte do caso, que julgou o processo de Guerrero em duas instâncias, também esteve na reunião.
Contando a suspensão provisória, desde 3 de novembro, Guerrero já estava liberado para jogar em 3 de maio, dia da audiência.
Guerrero testou positivo para benzoilecgonina, após consumir chá de coca e chá com mistura com a folha de coca no hotel em que ficou hospedado com a seleção peruana, que estava concentrada para o jogo contra a Argentina pelas Eliminatórias da Copa, em 5 de outubro. Na ocasião, estava gripado e recebeu da nutricionista da seleção e de um garçom do hotel chás prontos para beber.
A benzoilecgonina, resultado do metabolismo da cocaína ou da coca no organismo, está na lista de substâncias proibidas da Wada. Assim, o jogador respondeu pelo fato de ter apresentado a substância em seu organismo.
Inicialmente, Guerrero foi punido por um ano de suspensão pela Comissão Disciplinar da FIFA em 8 de dezembro (o julgamento aconteceu no dia 30 de novembro). Em 20 de dezembro, o Tribunal de Apelação da FIFA diminuiu a pena para seis meses. Mesmo assim, a defesa do jogador acionou o CAS para que ele tenha "ficha limpa".
Guerrero voltou aos treinos no Flamengo em 20 de março (45 dias antes do fim da suspensão de seis meses, como prevê o código da Wada). No período em que esteve liberado para jogar, disputou três partidas pelo Rubro-Negro e marcou um gol.
Nesta segunda-feira, chegou a fazer fotos oficiais para a seleção peruana.
Share this content:
Na noite desta sexta-feira (10), Arrascaeta gerou burburinho nas redes sociais com a sua frase…
O Flamengo continua a se dedicar à formação de seu elenco feminino para a temporada…
Após decidir não renovar o contrato com a Kwai, as mangas da camisa do Flamengo…
Lucas Paquetá continua sendo uma peça fundamental no West Ham (ING) durante esta temporada. Na…
Guilherme está cedido ao Flamengo pelo Cuiabá até dezembro de 2025, porém o jovem atleta…
O Flamengo está próximo de confirmar a aquisição do atacante Juninho, que atualmente defende o…
This website uses cookies.