Por: Dudu Carvalho
O São Paulo se apressa para concluir a contratação de James Rodriguez, meia com passagens por grandes times da Europa. Enquanto a negociação não finaliza, a discussão já é para saber se o colombiano é melhor que Arrascaeta, do Flamengo. Em meio aos debates, o Coluna do Fla levantou dados importantes sobre as atuações dos jogadores nas últimas temporadas:
DE ARRASCAETA NA CARREIRA
Idade: 29
Jogos: 519
Gols: 134
Assistências: 140
Participação por jogo: 0,52
Títulos: 15*
JAMES RODRIGUEZ NA CARREIRA
Idade: 32
Jogos: 543
Gols: 146
Assistências: 172
Participação por jogo: 0,58
Títulos: 18
*Para manter critérios parecidos, os títulos de turno dos campeonatos estaduais foram desconsiderados.
As marcas gerais de carreira dos dois jogadores são próximas em números de jogos, assistências, participações em gols e número absoluto de títulos. Entre as principais conquistas coletivas de James, estão as duas taças da Champions, dois Mundiais de Clubes e oito ligas nacionais. Arrascaeta, por sua vez, soma duas Libertadores, três Copas do Brasil e dois Brasileiros.
Nas conquistas individuais, James se destaca, tendo sido o artilheiro da Copa do Mundo em 2014, ganhando a Chuteira de Ouro, além de ter um dos seus gols no torneio sendo eleito o mais bonito da Copa. Enquanto Arrasca, foi eleito duas vezes melhor meia do Brasileirão, melhor jogador da Copa do Brasil 2022 e um dos três finalistas na briga pelo Prêmio Puskas em 19/20, premiação que elege os gols mais bonitos em cerimônia da FIFA.
O cenário muda, no entanto, quando analisamos os últimos anos. Em um recorte mais aproximado, das últimas cinco temporadas, o uruguaio é muito mais participativo e efetivo em campo. Veja a seguir:
DE ARRASCAETA DESDE 2019
(Flamengo)
Jogos: 226
Gols: 57
Assistências: 76
Participações por jogo: 0,58
JAMES RODRIGUEZ DESDE 2018/19
(Everton, Olympiakos e Al Rayan)
Jogos: 107
Gols: 24
Assistências: 28
Participações por jogo: 0,48
Quando levado em consideração o histórico recente, Arrascaeta marcou mais que o dobro, deu quase o triplo de assistências e jogou duas vezes mais que o colombiano. Ficando claro que numa análise de momento é muito improvável cravar que James terá de fato, impacto maior do que Arrascaeta no futebol brasileiro.
Porém, se o São Paulo confirmar a transação de James Rodriguez, existe a possibilidade de um encontro dessas dois meias em um final. Caso o São Paulo reverta o resultado frente ao Corinthians, em casa, e o Fla confirme a vantagem sobre o Grêmio, Flamengo e São Paulo fariam a final. E o duelo de “melhor do Brasil” poderia ser decidido de forma mais categórica.
Share this content: