Sem categoria

João Luis Jr.: “O que aconteceu com o Flamengo?”

É impossível negar a queda de rendimento do Flamengo. Se antes da Copa liderávamos o Brasileirão com 75% de aproveitamento e quatro pontos de vantagem sobre o adversário mais próximo, nos sete jogos seguintes conseguimos apenas 10 pontos em 21 disputados, um aproveitamento de 48% que não apenas nos custou a liderança como nos fez terminar o turno quatro pontos atrás do 1º colocado, num decepcionante 3º lugar.

Mas o que levou o Flamengo que entrou de férias permitindo que seu torcedor infernizasse as redes sociais com memes de “segue o líder” chegasse em meados de agosto aguentando insuportáveis provocações sobre o famigerado “cheirinho”? Bem, são vários os fatores.

Existe, é claro, relação direta com a maratona de jogos que o Flamengo enfrentou. Conciliar Libertadores, Copa do Brasil e uma disputa real pelo título do Campeonato Brasileiro não é uma tarefa fácil e exige um elenco com profundidade para lidar com vários jogos duros contra várias equipes de altíssimo nível, coisa que ficou claro que o Flamengo não possui.

Não que nosso elenco seja ruim, claro. Temos um grande goleiro, temos bons zagueiros, ótimos meias, talvez o melhor volante do Brasil na atualidade. O clube realmente buscou qualificar o grupo e não economizou durante a janela de transferências, trazendo Vitinho e realizando a mais cara contratação da história do clube.

Mas ainda assim, o elenco tem grandes carências. Primeiro no próprio time titular, onde Rodinei e Renê, mesmo quando estavam em boa fase, nunca estiveram no mesmo nível que o resto do time, sendo muito menos soluções para as laterais e muito mais gambiarras que, mesmo que funcionem por um tempo, inevitavelmente vão dar problema e tende a ser na hora que você mais precisa.

Depois porque por mais numeroso que seja o elenco rubro-negro, ainda faltam dentro dele peças de reposição realmente confiáveis, o que causa quedas muito grandes de rendimento quando algum titular não está em campo. Paquetá suspenso? Não temos alguém para criar pelo meio. Cuellar fora? Perdemos 80% da alma da equipe. Vinícius Junior foi para o Real Madrid? Ninguém até agora conseguiu realizar a função com ao menos metade da competência do moleque.

Além disso, a decisão de tratar como solução jogadores que acabaram de chegar ao clube também pode não ser a melhor. Uribe é um jogador horrível? Possível que não, mas baseado no seu desempenho, que até agora consiste em algumas partidas ruins e um gol cagado, se torna complicado defender o colombiano. Assim como Vitinho, o atacante de 40 milhões de reais, provavelmente ainda irá contribuir muito com o Flamengo, mas em suas primeiras partidas parece pesado, confuso, se movendo num ritmo completamente diferente do resto da equipe. O jogador só vai pegar ritmo jogando, claro, mas são esses momentos decisivos os mais propícios pra isso?

Existem outros fatores, claro. A inexperiência de Barbieri em dados momentos, queda de rendimento de certos jogadores, a dificuldade que o Flamengo mostrou nessa temporada para atuar com um centroavante, todos foram fatores que pesaram nos tropeços recentes e ajudaram a colocar a equipe na situação em que está, um time irregular que é capaz de fazer um ótimo jogo na quarta e parece irreconhecível no domingo ou vice-versa.

E ainda que possa ser complicado resolver imediatamente todos os problemas – mesmo se contratarmos laterais agora eles ainda precisarão de um tempo de adaptação, por exemplo – o Flamengo se encontra ainda em condições de corrigir alguns desses problemas e de se planejar para não conviver com eles novamente na próxima temporada. Nada está perdido ainda – ainda que a Libertadores, por exemplo, não apresente um cenário dos mais fáceis – e o Flamengo ainda pode corrigir a sua rota e voltar para o bom caminho em que parecia estar.

Por mais que esteja mais fresco na cabeça o Flamengo patético que conseguiu ser surpreendido pelo Atlético-PR, ainda está vestindo a camisa rubro-negra o mesmo Flamengo sólido que venceu o Grêmio e o mesmo Flamengo avassalador que liderou o Brasileirão por várias rodadas. E já passou da hora de termos esse time de volta.

Reprodução: João Luis Jr. | Blog Isso Aqui é Flamengo

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2018/08/joao-luis-jr-o-que-aconteceu-com-o-flamengo/

Share this content:

Redação Flamengo RJ

Share
Published by
Redação Flamengo RJ

Recent Posts

Marcos Braz e outro dirigente do Flamengo são derrotados em eleição para vereador do Rio de Janeiro

No último domingo (06), o vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, viu seu sonho…

46 minutos ago

Gerson fala sobre gesto peculiar feito para Alcaraz durante partida do Flamengo contra o Bahia

O capitão da equipe, Gerson, demonstrou uma postura de liderança no último sábado (05). Nos…

1 hora ago

Braz surpreende ao falar sobre renovação de Gabigol no Flamengo

Anteriormente praticamente descartado no Flamengo para 2025, Gabigol pode renovar o seu contrato com o…

2 horas ago

Jogadores do Flamengo se apresentam à Seleção Uruguaia neste domingo

Após a vitória sobre o Bahia no último sábado (05), o elenco do Flamengo foi…

3 horas ago

Fabrício Bruno é convocado para a Seleção Brasileira

O Flamengo terá um novo representante na Seleção Brasileira. Além de Gerson, o treinador Dorival…

4 horas ago

Atacante de seleção elogia Léo Ortiz como zagueiro mais difícil de ser driblado

Léo Ortiz está passando por um momento positivo no Flamengo. Não por acaso, logo que…

5 horas ago

This website uses cookies.