Os atletas que possuem contrato até dezembro de 2025 já estão aptos a firmar pré-acordos com outras equipes, visando a temporada de 2026. Todos os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro contam, pelo menos, com um jogador em fase final de contrato. Confira a lista abaixo, que inclui nomes como Neymar, Everton Ribeiro e muitos outros. Algum deles teria espaço no Flamengo?
Atlético-MG – Igor Rabelo (zagueiro) e Renzo Saravia (lateral) Bahia – Everton Ribeiro (meia) Botafogo – Danilo Barbosa (volante) Bragantino – Gabriel (volante) Ceará – Lourenço (meia) Corinthians – Matheus Bidu (lateral), Gustavo Henrique (zagueiro), Maycon (volante), Romero (atacante) Cruzeiro – Eduardo (meia) e Bolasie (atacante) Fluminense – Guga (lateral) Fortaleza – Lucas Sasha (volante), Yago Pikachu (meia) e Marinho (atacante) Grêmio – Kannemann (zagueiro) Internacional – Bruno Henrique (volante), Mercado (zagueiro) e Fernando (volante) Juventude – Nenê (atacante), Alan Ruschel (lateral), Ángel (zagueiro) e Caíque (volante) Mirassol – Walter (goleiro), Reinaldo (lateral), Danielzinho (meia), Gabriel (meia) Palmeiras – Marcos Rocha (lateral) e Marcelo Lomba (goleiro) Santos – Neymar (atacante) São Paulo – Alan Franco (zagueiro) Sport – Rafael Thyere (zagueiro) Vasco – Pumita (lateral), Maurício Lemos (zagueiro), Jair (volante), Paulinho Paula (meia), Alex Teixeira (atacante) Vitória – Osvaldo (atacante)
O nome mais destacado da lista é Neymar. O atacante, que recentemente renovou seu contrato com o Santos, firmou um vínculo de apenas seis meses. Ademais, Everton Ribeiro, ídolo da torcida do Flamengo, tem contrato até dezembro. Contudo, o treinador Rogério Ceni demonstra interesse em manter o meia na equipe.
Além de Everton Ribeiro, outros jogadores que já passaram pelo Flamengo estão presentes na lista mencionada. Gustavo Henrique, zagueiro do Corinthians, também se encontra nos últimos meses de seu contrato. No Fortaleza, o atacante Marinho ainda não tem clareza sobre seu futuro. No Mirassol, o meia-atacante Gabriel já vestiu a camisa do Flamengo no início da década passada. Por fim, o goleiro Marcelo Lomba, formado nas categorias de base do clube, deverá deixar o Palmeiras.
No Flamengo, cinco atletas têm contratos que se encerram em dezembro, o que significa que podem assinar com outros clubes sem custos: Matheus Cunha, Varela, Pablo e Cleiton. Dentre esses, apenas o lateral uruguaio está em conversa para renovação. O técnico Filipe Luís é um grande admirador do jogador e conta com ele para as próximas temporadas.
Por outro lado, as situações de Matheus Cunha e Cleiton são distintas. No caso do goleiro, o Flamengo não iniciou negociações para a prorrogação do contrato. Já o defensor, que se formou nas categorias de base, não deseja permanecer, alegando que tem recebido poucas oportunidades no time principal. Por fim, Pablo e Zé Welinton não fazem parte dos planos da equipe desde o início do ano e têm trabalhado em horários diferentes do restante do grupo, isolados no centro de treinamento rubro-negro.
Publicado em colunadofla.com