O Rio de Janeiro será o anfitrião dos jogos decisivos da Champions League das Américas de Basquete 2025 (BCLA). Além do Flamengo, outros três clubes competirão nas semifinais e na final, programadas para os dias 18 e 19 de abril, respectivamente, no Maracanãzinho.
Na semifinal, o Flamengo enfrentará o Franca no dia 18 de abril (sexta-feira). No mesmo dia, Boca Juniors (ARG) e Instituto Córdoba (ARG) se confrontarão pela outra vaga na grande final. No dia 19 de abril (sábado), os times derrotados jogarão pela terceira colocação, enquanto os vencedores entrarão em quadra para disputar o troféu da BCLA e uma vaga no Mundial. Os horários das partidas ainda serão anunciados.
A BCLA, um torneio criado em 2019 pela Federação Internacional de Basquete (FIBA), é a principal competição interclubes da América (excluindo EUA e Canadá) e oferece uma vaga para a Copa Intercontinental, que é o mundial de clubes de basquete. O Flamengo conquistou o título ao vencer o Real Estelí (NIC) na temporada 2020/2021.
Nas duas últimas temporadas, o Flamengo esteve muito próximo de erguer o troféu da Champions League das Américas. Isso ocorreu porque, na final do torneio continental em 2023/2024, o Orgulho da Nação foi derrotado pelo Quimsa (ARG) com um placar de 92 a 80, ficando com a segunda colocação naquela oportunidade. Além disso, em 2022/2023, o Rubro-Negro foi superado pelo Franca na decisão, com um resultado de 88 a 79, assegurando o vice-campeonato continental.
Jogando em casa, o Flamengo poderá contar com o apoio da Nação rubro-negra em sua busca por mais um título continental. Assim sendo, Marcus Vinicius Freire, diretor executivo de esportes olímpicos do clube, comemorou a notícia e convocou a torcida.
— Na disputa por sediar a fase final da BCLA, vitória para o Flamengo! O Final Four será na nossa casa, Nação! Tenho certeza que a massa rubro-negra vai fazer a diferença. Impulsionados pela Maior Torcida do Mundo, teremos duas grandes batalhas, que, se vencidas, nos credenciam para disputar mais uma vez o Mundial, dessa vez em Singapura, entre 20 e 25 de setembro. Agradecemos ao SESC e ao Governo do Estado que nos apoiaram e foram fundamentais para conseguirmos sediar o evento. Isso aqui é Flamengo – finalizou.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: