Jorge Sampaoli é, desde a noite de sexta-feira (14), o novo técnico do Flamengo. O profissional nem começou a trabalhar no clube e vai chegar fazendo história. Com a contratação, o ex-comandante do Sevilha (ESP) passa a ser o 15º treinador estrangeiro no Mais Querido e o segundo treinador argentino a passar pelo Mengo. O fato não ocorria há 57 anos.
O primeiro e, até então, único, era Armando Renganeschi, que assumiu o Flamengo em 1965 e conquistou o Campeonato Carioca daquele ano. O técnico deixou o clube em 1967, sendo o 10º treinador com mais jogos pelo Mais Querido, em 127 ocasiões. O argentino é também o segundo estrangeiro com mais partidas, atrás apenas de Fleitas Solich, que dirigiu o Rubro-Negro em 276 oportunidades.
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo
Nenhum treinador, principalmente entre os estrangeiros, conseguiu repetir ou aproximar dos feitos de Jorge Jesus em 2019. O único que chegou perto nos quesitos futebol apresentado e títulos, foi o brasileiro Dorival Júnior. Os outros três não conseguiram nem chegar aos 70% de aproveitamento antes de deixar o clube: Domènec Torrent, Paulo Sousa e Vítor Pereira. Sampaoli é o 4º técnico estrangeiro desde a saída do português.
O mais vitorioso estrangeiro, com exceção de Jorge Jesus, foi Fleitas Solich. O paraguaio é o segundo treinador com mais partidas pelo Flamengo e comandou o Rubro-Negro no segundo tricampeonato carioca, nos anos de 1953/54/55. Enquanto o passado é vitorioso, o Mais Querido se prepara para viver o presente com o Brasileirão ‘batendo à porta’.
O time, ainda comandado por Mário Jorge, encara o Coritiba neste domingo (16), às 16h (horário de Brasília) e transmissão da TV Globo e do Premiere. Como de costume, o Coluna do Fla traz a transmissão mais rubro-negra da internet, via YouTube, na voz ‘braba’ de Rafa Penido.
Share this content: