Quando se discute a posição de lateral direito, Jorginho possui autoridade no tema. Isso se deve ao fato de que, além de ter tido passagens significativas por diversos clubes, o ex-jogador teve um papel crucial na conquista da Copa do Mundo no Brasil, em 1994. Ao realizar uma análise sobre a função no futebol contemporâneo, o ex-atleta utilizou Danilo como exemplo, expressando sua insatisfação com a postura do jogador do Flamengo na Seleção.
— O lateral precisa saber cruzar. Nos dias atuais, no futebol moderno, é raro observar isso. Atualmente, o jogo é muito apoiado e há poucos laterais que conseguem chegar ao fundo. Os pontas costumam jogar com as pernas invertidas e frequentemente cortam para dentro, portanto, o lateral deve avançar —, declarou, antes de concluir:
— ‘Eu assisti a alguns jogos recentes da Seleção Brasileira e era desesperador ver o lateral não avançar. Ele não conseguiu fazer um único cruzamento. Danilo é um excelente lateral, mas teve um jogo em que, se não me engano, foi contra a Argentina (nota da redação: o último jogo de Danilo pela Seleção foi contra o Uruguai), em que não chegou ao fundo uma vez. Não é aceitável que um lateral não cruze uma bola em toda uma partida. Contudo, é verdade que ele passou a atuar mais como um terceiro zagueiro e tenta se infiltrar mais por dentro, mas é extremamente necessário que o lateral saiba cruzar —’, finalizou Danilo em entrevista ao podcast ‘Basticast’.
Como Jorginho enfatizou, Danilo é um lateral de origem, entretanto, tem jogado predominantemente como zagueiro nas temporadas recentes. Dessa forma, o apoio do jogador ao ataque diminuiu, enquanto a segurança no sistema defensivo aumentou.
Danilo é um dos atletas mais experientes do atual elenco do Flamengo. O jogador ingressou no clube no início da temporada e, desde então, participou de campanhas vitoriosas, como a conquista da Supercopa do Brasil e do Campeonato Carioca.
Após um período de quatro dias de descanso, Danilo e todo o elenco do Flamengo retornaram aos treinamentos na última sexta-feira (05). Com o jogador à disposição, o técnico Filipe Luís está preparando a equipe com foco no próximo compromisso da temporada, que será contra o Juventude, no dia 14 de setembro, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Publicado em colunadofla.com