O Flamengo anunciou a contratação de Jorginho durante a janela de transferências extraordinária, que foi criada especificamente em função do Mundial de Clubes. Apesar de o jogador ter se naturalizado italiano, alguns torcedores se questionam: o meia já teve a oportunidade de jogar pela Seleção Brasileira?
Jorginho nunca atuou com a camisa da Seleção Brasileira, uma vez que o meio campista nunca recebeu convocação para representar a ‘Amarelinha’. “Mas em nenhum momento o atleta foi cogitado para atuar com a Canarinho?”.
Sim! Jorginho quase recebeu uma convocação para atuar na Seleção Brasileira. O momento em que isso esteve mais próximo ocorreu com Tite, na temporada de 2017, antes da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.
Entretanto, Tite acabou não chamando Jorginho para jogar na Seleção Brasileira. Assim, o atual meio campista do Flamengo foi convocado para representar a Seleção da Itália, conquistando a Eurocopa de 2020.
Jorginho, é claro, já explicou o motivo de sua naturalização italiana. O meio campista do Flamengo não se arrepende de sua decisão, uma vez que a Itália foi o país que o ajudou a realizar seu sonho de se tornar um jogador profissional.
— Defender a Itália é muito especial pra mim. Foi fácil optar pela Itália ao invés do Brasil, que nunca me deu a chance de realizar o meu sonho. A Itália me escolheu para jogar por eles, apesar de eu ter nascido em outro país. Isso significa muito pra mim -, afirmou, antes de prosseguir:
— O meu avô era italiano, o que me credenciou a defender o país. Eu me sinto italiano. Eu passei quase metade da minha vida aqui. A cada dia eu amo mais e mais esse país”, explicou Jorginho. E nunca vou esquecer que, quando eu mais precisei de ajuda, a Itália estava ali por mim. Então como eu poderia dar as costas quando a Itália precisou de mim? -, concluiu.
Atualmente no Flamengo, Jorginho iniciou sua carreira como jogador de futebol no Hellas Verona (ITA) na temporada de 2010. No entanto, foi a partir de 2014, quando firmou contrato com o Napoli (ITA), que sua carreira realmente deslanchou.
Jorginho conquistou a Taça da Itália e a Supercopa da Itália nas temporadas de 2013/2014 e 2014/2015 pelo Napoli. O atleta se tornou um dos símbolos entre os jogadores italianos e, portanto, ganhou grande prestígio até conquistar a Eurocopa de 2020.
Publicado em colunadofla.com