Jornalista critica Tite por não escalar Léo Ortiz no time do Flamengo contra o Peñarol, pela Libertadores

O Flamengo retornará aos gramados pela Libertadores nesta quinta-feira (19). O time carioca enfrentará o Peñarol (URU) às 19h (horário de Brasília). No entanto, a escalação provável do Flamengo trouxe surpresa aos torcedores rubro-negros. Isso porque, Léo Ortiz deve iniciar a partida no banco de reservas. De acordo com o jornalista Breiller Pires, a decisão de Tite é considerada um equívoco que pode prejudicar o clube.

‘Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Alex Sandro; Pulgar, De La Cruz, Gerson, Arrascaeta; Bruno Henrique e Gonzalo Plata.’

Para Breiller Pires, a opção de deixar o zagueiro de fora é injusta e pode acarretar prejuízos ao Flamengo: ‘Me parece crítica a escolha de não iniciar com Léo Ortiz. Se isso se concretizar, é uma falha de análise por parte de Tite. Seria extremamente injusto barrar Léo Ortiz neste momento. Ele foi bastante dedicado ao atuar como volante, sem qualquer reclamação’, afirmou antes de concluir:

— Agora que está respondendo bem, voltar para o banco em um momento em que é superior a todos os concorrentes na posição de primeiro volante do Flamengo. Além de ser injusto com ele, é um prejuízo para o time. Não consigo enxergar o que o Flamengo ganhará sem Ortiz como titular em campo. A menos que a decisão de deixá-lo de fora seja justificada por um desgaste físico, visto que ele tem jogado de forma contínua —, completou Breiller durante o programa ‘F90’ da ESPN.

Breiller Pires também fez uma comparação entre Léo Ortiz e Erick Pulgar. O jogador chileno chegou ao Flamengo no meio de 2022 e teve boas atuações, sendo peça fundamental no meio-campo. No entanto, em 2024, Pulgar não tem conseguido apresentar seu melhor futebol.

— Pulgar não é um mau jogador, distribui bem o jogo. Porém, atualmente, Léo Ortiz, atuando como zagueiro, é o melhor volante do Flamengo. Sendo o mais eficiente, contribuindo positivamente, a equipe não apenas se defende melhor, como também tem uma construção de jogo mais refinada com Ortiz. Ele é um zagueiro com baixo índice de erros de passe, capaz de fazer passes em profundidade e construir as jogadas —, afirmou Breiller Pires.

Com Léo Ortiz provavelmente no banco, o Flamengo enfrentará o Peñarol (URU) pela partida de ida das quartas de final da Libertadores. O jogo está marcado para esta quinta-feira (19), às 19h (horário de Brasília), no Maracanã. Já o confronto de volta será no dia 26 de setembro, no Estádio Campeón del Siglo, no Uruguai.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: