José Boto responde a Marcos Braz sobre os jogos do Flamengo no Mundial: Real Madrid pode esperar?

A FIFA está organizando a primeira edição do Super Mundial de Clubes. Ao todo, 32 equipes competirão pelo título internacional, com Flamengo, Fluminense, Botafogo e Palmeiras representando o Brasil. José Boto, diretor de futebol do Flamengo, reconhece a força das equipes europeias no torneio, citando, por exemplo, o Real Madrid (ESP), e ‘contrapõe’ as declarações de Marcos Braz, ex-dirigente do clube.

‘Eu acho que posso fazer aqui uma chamada à realidade não só ao torcedor do Flamengo, mas torcedor brasileiro: o nível dessas grandes equipes, das cinco grandes ligas europeias, é uma realidade diferente. São elencos de altíssimo nível, são equipes habituadas a jogar também muitos jogos em níveis de intensidade elevadíssimos. Acho que seria um pouco fanfarrão da minha parte dizer que vamos jogar com o Real Madrid e vamos ganhar, jogar com o Chelsea… Não. Essas equipes, temos que ser realistas, estão em um patamar diferente de competitividade’, disse.

Em 2022, Marcos Braz, que agora é ex-vice presidente de futebol do Flamengo, enviou uma ‘mensagem’ ao Real Madrid no vestiário durante a celebração do título da equipe carioca, que havia conquistado o tricampeonato da Libertadores da América.

O dirigente cantou durante uma live realizada pelo zagueiro David Luiz, antes da disputa do Mundial de Clubes. No ano seguinte, o Flamengo foi eliminado após perder para o Al-Hilal (SAU), por 3 a 2, na semifinal da competição, enquanto o time merengue levou o troféu para casa. Marcos Braz, então, viu sua célebre frase se tornar motivo de chacota entre os torcedores.

Após o sorteio do Super Mundial de Clubes, onde Flamengo e Real Madrid podem se encontrar, Braz foi questionado se repetiria a canção. ‘Eu não estarei mais lá (durante o torneio). Deixa ele lá (Real Madrid) nos Estados Unidos. Não vou falar mais isso. Se eu tivesse ganho uma Libertadores de novo, aí eu poderia falar’, disse.

‘A grande questão é que os times sul-americanos estarão em plena competição, no meio das nossas temporadas, e eles estarão ou no fim de temporada ou no início. A grande questão que coloco para mim: se eu estivesse no lugar desses times europeus, eles têm uma decisão muito forte a fazer: ou não dão férias aos jogadores, com todos os riscos que isso pode acarretar para o futuro, ou dão férias e vão ao Mundial fazer pré-temporada’, pontuou, antes de prosseguir:

‘Isso coloco para mim sem ter nenhuma informação interna de lá… Penso que vão usar o Mundial como parte da pré-temporada e isso vai dar uma equilibrada com os times da América do Sul’, finalizou José Boto, em entrevista à CNN.

Enquanto a temporada sul-americana começou em janeiro deste ano, o calendário europeu terá início apenas em meados de 2025. Dessa forma, os sorteios das primeiras fases das principais competições do ‘Velho Continente’, como a Liga dos Campeões, ocorrerão em 17 de junho.

O Flamengo faz parte do Grupo D do Super Mundial de Clubes, que também inclui Chelsea, da Inglaterra, León, do México, e Esperánce, da Tunísia. A estreia do Rubro-Negro está agendada para o dia 16 de junho, na Filadélfia, contra os tunisianos.

É importante destacar que os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final, que serão realizadas entre os dias 28 de junho e 1° de julho. As quartas de final estão previstas para os dias 4 e 5 de julho, enquanto as semifinais acontecerão nos dias 8 e 9 de julho. A grande final está programada para 13 de julho.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: