A FIFA realizou o sorteio dos oito grupos do Mundial de 2025 nesta quinta-feira (05). O Flamengo ficou alocado no grupo D, juntamente com Chelsea (ING), Espérance (TUN) e León (MEX). Contudo, os mexicanos não possuem a vaga garantida para o torneio. Conforme o regulamento da competição, dois clubes que pertençam ao mesmo proprietário não podem competir simultaneamente. O possível rival do Mengão é administrado pelo acionista do Pachuca (MEX).
Uma investigação está em andamento, e a decisão deve ser tomada até o mês de janeiro. Caso o León ou Pachuca seja excluído do Mundial, não há confirmação se outro time do México receberia a vaga, mas é certo que um clube vinculado à Concacaf (Américas Central e do Norte) participaria do torneio. Apesar das incertezas, o proprietário das equipes, Jesús Martínez Patiño, acompanhou o sorteio nos Estados Unidos e demonstra otimismo em relação a uma resolução favorável para ambos os clubes.
— Estivemos falando com o secretário-geral e o presidente da FIFA. Teremos mais uma reunião depois do sorteio. Estão nos escutando, que é o mais importante. E estamos muito otimistas de resolver essa situação. Temos que esperar depois do sorteio para ter uma solução, para fim de dezembro ou começo de janeiro — afirmou Martínez à imprensa mexicana.
Um exemplo recente na Champions League serve de inspiração para Martínez. Na edição atual do torneio europeu, Manchester City (ING) e Girona (ESP), ambos pertencentes ao Grupo City, conseguiram uma exceção para participar da competição continental. Entretanto, a FIFA ainda não tomou uma decisão e demonstra urgência, mesmo com mais de seis meses até o início do Mundial.
Já existe um clube na expectativa de assumir a vaga do León ou do Pachuca. A Alajuelense, da Costa Rica, que é o melhor time ranqueado da Concacaf fora os mexicanos, enviou um pedido formal à FIFA com o objetivo de participar do Mundial de Clubes. O clube argumenta que “a reivindicação se baseia nos princípios de elegibilidade estabelecidos no regulamento do torneio e nos requisitos que o clube cumpre para estar presente nesta competição.”
— Confiamos que a FIFA respeitará seu regulamento e dará o espaço que temos direito como bicampeões da América Central e o melhor time da região, reafirmando seu compromisso com a justiça desportiva — declarou a Alajuelense em comunicado nesta quinta-feira (05).
Publicado em colunadofla.com
Share this content:
O prêmio The Best, concedido pela FIFA ao melhor jogador do mundo, abrange o período…
O Flamengo manifestou interesse na aquisição de Richarlison, jogador do Tottenham (ING). O clube carioca,…
O Flamengo já tomou conhecimento dos adversários que enfrentará na fase de grupos do Mundial…
O Flamengo não conquista o Campeonato Brasileiro há quatro anos. A última vitória ocorreu na…
A camisa 10 do Flamengo passará a ter um novo proprietário em 2025. Considerado um…
Vini Jr está prestes a ser consagrado como o melhor jogador do mundo. Na próxima…
This website uses cookies.