A fase de grupos da edição 2020 da Copa Libertadores, que será decidida no Maracanã em novembro, começa nesta terça-feira, e o Flamengo é o protagonista natural e o time a ser batido. Atual campeão, o clube carioca tenta o bicampeonato consecutivo, façanha só alcançada no Brasil por São Paulo e Santos, em 1992 e 1993 e 1962 e 1963, respectivamente.

O último bicampeão por dois anos seguidos, porem, é o Boca Juniors, que conquistou os títulos em 2000 e 2001. Desde então, foram 18 campeões intercalados. Nesse período, o próprio Boca Júniors e o River Plate conquistaram a Libertadores duas vezes cada um, mas não de forma consecutiva. E também o Internacional, em 2006 e 2010. Outros brasileiros campeões nesse espaço de tempo foram Grêmio, Atlético-MG, Corinthians, Santos e São Paulo.

Grupos Foto: Arte
xesp-libertadores-030302.jpg.pagespeed.ic.uc2ZWOjzCC Libertadores: fase de grupos começa com Flamengo em busca de façanha por bicampeonato
Grupos Foto: Arte

Dos 32 clubes que iniciam a fase de grupos da atual edição, 14 já ergueram a taça. Desta forma, são 18 equipes em busca do título inédito. Pelo histórico recente, Boca e River são candidatos a destronar o Flamengo. No Brasil, a concorrência principal é com São Paulo, Grêmio e Palmeiras, em função dos altos investimentos.

Finalista em 2019 e campeão em 2018, o River manteve o técnico Marcelo Gallardo, enquanto o Boca contratou Miguel Ángel Russo. Dos brasileiros, o Grêmio renovou com Renato Gaúcho. Já o Palmeiras trouxe Vanderlei Luxemburgo e o São Paulo, Fernando Diniz.

A Libertadores ainda se apresenta com tradição e certa hierarquia. Na história da competição, o recordista de copas é o Independiente da Argentina, com sete conquistas, seguido pelo Boca, com seis Libertadores, Peñarol, com cinco, e River Plate, quatro.

O Flamengo tenta ingressar no grupo dos tricampeões, que tem Grêmio, Santos, São Paulo, Olímpia e Nacional. Destes, o São Paulo é quem demorou menos tempo para chegar ao terceiro título, 13 anos. O Nacional levou 17, o Olimpia 23, o Grêmio 34 e o Santos 49. Caso vença, o rubro-negro alcançará o feito 39 anos da conquista de 1981.

Argentina lidera ranking

Hoje, o Flamengo está no mesmo patamar de Palmeiras e Internacional, cada um com dois títulos. No continente, 25 Libertadores foram para a Argentina, enquanto 19 foram conquistadas por times do Brasil. O ranking ainda tem Uruguai, com oito títulos, Colômbia e Paraguai, com três, e Chile e Equador, com uma taça.

Mesmo com a expectativa para se confirmar como melhor equipe da América novamente, a comissão técnica de Jorge Jesus vai focar em avançar para a segunda fase, considerada no Flamengo uma outra competição. Vale lembrar que o próprio treinador chegou apenas para o mata-mata ano passado, além de reforços como Gerson, Rafinha e Filipe Luis. Este ano, o clube já contratou cinco reforços, e planeja incrementar o elenco na janela do meio do ano com uma ou duas peças.

Vice-campeão da Supercopa do Brasil diante do Flamengo, o Athletico-PR do técnico Dorival Júnior é o único brasileiro desta edição que nunca conquistou o torneio, e estreia hoje contra o multicampeão Peñarol, na Arena da Baixada. Outros jogos do dia serão protagonizados pelos gaúchos, com Inter e Universidad Católica no Beira-Rio e América de Cáli e Grêmio na Colômbia. O Santos encara o Defensa y Justica na Argentina.

Nesta quarta-feira, além do Flamengo, que estreia diante do Junior Barranquilla na Colômbia, o Palmeiras encara o Tigre, na Argentina. A outra partida do dia será entre Delfín e Olimpia, no Equador. Na quinta-feira o São Paulo pega o Binacional, no Peru. Campeões uma única vez, Racing, LDU e Colo-Colo também estreiam.

xesp-libertadores-030303.jpg.pagespeed.ic.Pk6jxZDajD Libertadores: fase de grupos começa com Flamengo em busca de façanha por bicampeonato
Rodada de estreia Foto: Arte
xesp-libertadores-030304.jpg.pagespeed.ic.ybzSGa75dE Libertadores: fase de grupos começa com Flamengo em busca de façanha por bicampeonato
Próximas fases da Libertadores Foto: Arte