FIFA revelou durante a semana que fará mudanças no intercontinental a partir de 2025
O formato atual do Mundial de Clubes está perto do fim. A FIFA anunciou, durante a última semana, que o torneio terá 32 times e ocorrerá a cada quatro temporadas, a partir de 2025, e não com sete equipes e anualmente, como ocorre hoje. A alteração não agradou muitos clubes, inclusive alguns europeus. A LaLiga, responsável pelo Campeonato Espanhol, anunciou que entrará na justiça contra a entidade máxima do futebol.
“A LaLiga já considera todas as opções legais após a decisão unilateral tomada pela FIFA, sem prévio conhecimento relativamente ao Campeonato do Mundo de clubes”, disse trecho do comunicado da entidade espanhola. O principal motivo alegado é a falta de datas disponíveis para a realização do interclubes, que precisará, aproximadamente, de um mês.
Além disso, a próxima edição do Mundial, que terá o Flamengo, também foi alvo dos espanhóis. Os europeus alegam que a competição será em uma data muito próxima, no início de fevereiro, e causará impacto no calendário do Campeonato Espanhol, que está em andamento. LaLiga tem o Real Madrid (ESP) garantido na competição.
VEJA O COMUNICADO DE LALIGA NA ÍNTEGRA:
“Depois do anúncio, na sexta-feira, dia 16 de dezembro, pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, de o Campeonato do Mundo de Clubes passar a contar com 32 equipes a partir de 2025 e a jogar-se só a cada quatro anos, e a sua intenção, ainda, de aumentar o número de jogos na fase de grupos do Mundial de Futebol Masculino de 2026 [de seleções], aumentando de três para quatro o número de encontros de cada seleção em cada grupo, como inicialmente estava acordado, a La Liga considera:
– estas decisões, tomadas de forma unilateral e sem aviso prévio, para precaver calendários de provas, com novos torneios, danifica de forma irreversível todo o ecossistema do futebol internacional;
– a FIFA apenas levou em consideração um reduzido número de clubes e de jogadores, quando no futebol profissional há muitas ligas profissionais, milhares de clubes e de jogadores que não tomam parte nestas competições. A FIFA parece tê-lo esquecido e só pensa nalguns, poucos, sem medir o impacto [que as alterações terão] em todo o futebol profissional;
– assim sendo, e com estas medidas, a FIFA afasta-se do seu objetivo: proteger os interesses de todo o ecossistema do futebol, e que o equilíbrio entre o futebol nacional e internacional deve ter em conta e fomentar, antes o benefício da modalidade em geral;
– dadas estas decisões, e tendo elas sido anunciadas sem consulta ou concordância das restantes partes diretamente afetadas por elas, como as Ligas nacionais, os clubes que as integram e os jogadores, a La Liga anuncia, pois, que tomará todas as ações legais para impedir um Mundial de Clubes com o formato anunciado;
– por último, a La Liga considera absolutamente inapropriado a FIFA decidir sem qualquer tipo de consulta ou acordo com as Ligas, as datas do próximo Mundial de Clubes (de 1 a 11 de fevereiro de 2023) [Marrocos]. Faltam menos de dois meses para estas datas, com impacto nos calendários das ligas domésticas, com datas fixas desde junho de 2022″.
Flamengo, Real Madrid (ESP), Wydad Casablanca (MAR), Seattle Sounders (EUA) e Auckland City (NZL) estão confirmados no Mundial de Clubes, que acontecerá em fevereiro do ano passado. Como o torneio será disputado no Marrocos e o atual campeão continental é daquele país, o vice-campeão africano deve disputar a competição, o Al Ahly (EGI). Há ainda mais uma vaga a ser definida pela FIFA, do representante asiático, que tem a final da Champions League da região marcada apenas para depois do intercontinental.
Share this content: