O Los Angeles FC (EUA) e o América (MEX) se enfrentarão no playoff do Mundial de Clubes neste sábado (31), às 23h30 (horário de Brasília). Este confronto determinará a última vaga para a fase de grupos da competição da FIFA, e o vencedor encontrará o Flamengo como um dos adversários no Grupo D. A partida será transmitida pelo SporTV (canal fechado) e CazéTV (YouTube).
A equipe do América se qualifica para o embate contra o Los Angeles devido à sua melhor posição no ranking da Concacaf entre os clubes que ainda não estavam classificados para o Mundial de Clubes. Por outro lado, os norte-americanos foram vice-campeões da Champions continental, sendo desclassificados pelo León (MEX) em 2023.
É importante ressaltar que, anteriormente, o León se classificou para o Mundial de Clubes após conquistar o título da Champions League da Concacaf em 2023. Entretanto, o regulamento da competição impede que clubes com o mesmo proprietário participem do torneio, como é o caso do León e do Pachuca (MEX).
A maioria dos torcedores do Flamengo, especialmente aqueles com idades entre 30 e 40 anos, não hesita em identificar a derrota mais dolorosa da história rubro-negra: o 3 a 0 do América do México nas oitavas de final da Libertadores de 2008, no Maracanã, após o Rubro-Negro ter vencido por 4 a 2 no Estádio Azteca. No Rio de Janeiro, o paraguaio Salvador Cabañas foi o grande vilão do Mengão, marcando dois gols.
Atualmente, a ‘grande estrela’ do América é o técnico brasileiro André Jardine, que conquistou os últimos três Campeonatos Mexicanos. Inclusive, no início do ano, o Botafogo tentou contratar o treinador, proposta que foi recusada. No elenco, o zagueiro uruguaio Sebastián Cáceres é um dos jogadores mais reconhecidos pelos torcedores rubro-negros, uma vez que o atleta já foi cogitado para o Flamengo em várias janelas de transferências no passado.
Por sua vez, o Los Angeles conta com dois jogadores que foram campeões do mundo com a Seleção Francesa na Copa do Mundo de 2018. No gol, Hugo Lloris comanda a defesa do time dos Estados Unidos. No setor ofensivo, Olivier Giroud é o responsável por marcar os gols da equipe e fez dupla com Mbappé na conquista do título contra a Croácia, há sete anos.
Entretanto, um velho conhecido do Flamengo também faz parte do elenco. O volante Igor Jesus, que foi jogador rubro-negro até agosto do ano passado, transferiu-se para o Estrela Amadora (POR) e, desde janeiro de 2025, defende o Los Angeles. No clube norte-americano, o Cria do Ninho já disputou 16 jogos, sem marcar gols ou fornecer assistências.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: