Maior pontuação, mais vitórias e melhor defesa: Flamengo de 2018 pode bater marcas nos pontos corridos

Por: João Pedro Nascimento

O Flamengo chega ao final da temporada de 2018 em momento contraditório: é o único time que ainda possui chances matemáticas de título além do próprio líder do Brasileirão, o Palmeiras, mas ao mesmo tempo, a torcida não está nem um pouco satisfeita com o que foi alcançado no ano. O Rubro-Negro não conseguiu soltar o grito de campeão em nenhuma das competições que disputou, mesmo com os números mostrando que, pelo menos no certame nacional, a campanha do clube poderia servir para tal.

Vale lembrar que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no formato de pontos corridos em 2003. Nos dois primeiros anos, eram 46 rodadas na Série A. Em 2005, 42. A partir de 2006, o formato passou a ser o atual, com 38 duelos. Em todos esses anos, a maior pontuação do Flamengo foi em 2016, somando 71 pontos. Em 2018, tem 69 restando dois jogos para o final, ou seja: uma vitória seria o suficiente para ultrapassar a marca.

Além disso, naquele ano, o Rubro-Negro somou 20 vitórias durante toda a competição. Em 2018, já alcançou o mesmo número, com dois jogos ainda a serem disputados. O mesmo triunfo que lhe daria a melhor campanha, seria o que determinaria o ano com mais vitórias do Flamengo em um Campeonato Brasileiro de pontos corridos: 21. Nas derrotas, o Mais Querido saiu superado de campo sete vezes neste ano, mesmo número de 2016 e 2011, melhores resultados obtidos em uma temporada. A equipe precisa concluir sua participação no Brasileirão sem perder para Cruzeiro ou Atlético-PR, se quiser que 2018 continue sendo um dos anos com menor número de revezes.

Muito provavelmente, 2018 também será a temporada em que o Rubro-Negro conseguirá sua melhor defesa na era dos pontos corridos: sofreu 27 gols até aqui, em 36 jogos. O melhor resultado já obtido havia sido também em 2016, com 35 tentos nas redes flamenguistas. A não seja vazado oito vezes em dois jogos, a equipe deverá bater a marca.

As atenções do elenco estão focadas no Cruzeiro, adversário pela penúltima rodada do Brasileirão deste ano. Atual bicampeão da Copa do Brasil e garantido na próxima Copa Libertadores, a Raposa, de Mano Menezes, apenas cumpre tabela. Ao Flamengo, resta vencer para assegurar, no mínimo, a segunda colocação, e claro, bater algumas marcas no caminho. A bola rola no próximo domingo (25), no Mineirão, às 17h (horário de Brasília).

Fonte: https://colunadoflamengo.com/2018/11/maior-pontuacao-mais-vitorias-e-melhor-defesa-flamengo-de-2018-pode-bater-marcas-nos-pontos-corridos/

Share this content: