A campanha apresentada pelo Flamengo na temporada 2019 já incomodava (e muito), os paulistas. No entanto, depois que o Mais Querido se consagrou campeão da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro no mesmo final de semana, começaram a aparecer tentativas de menosprezar o trabalho do Rubro-Negro. O jornalista Mauro Cezar Pereira analisou a postura dos paulistas em relação ao bom momento do Mengão e afirmou que uma situação de medo se instaurou no estado de São Paulo.
– O que está acontecendo é uma situação de muito medo. De torcedores, de jornalistas que são também torcedores, setores da mídia… A mídia de São Paulo, em boa parte, está, em alguns segmentos, com medo, pavor, de um time que não é do Estado hegemônico, porque é o Estado que tem mais dinheiro, turbinar o futebol do Brasil. E em São Paulo nunca se aceitou o fato de a maior torcida do Brasil ser de um time não paulista. Eu moro aqui há muito tempo, fico muito à vontade para falar, até porque gosto muito de São Paulo; então, não tenho nenhuma dificuldade de falar sobre isso -, destacou Mauro, no podcast da Gazeta do Povo.
No Brasileirão, três times paulistas disputavam, com o Flamengo, as chances de título: Palmeiras, Santos e São Paulo. Quando Jorge Jesus assumiu o Mais Querido, o Palmeiras era o líder da competição, com oito pontos de vantagem para o Rubro-Negro e muito se falava que o Alviverde “já era o campeão”. No entanto, o trabalho do Mister elevou o patamar do Mengão e os resultados começaram a aparecer. Os paulistas viram um clube carioca, que tinha uma considerável desvantagem para um time ‘da casa’, buscar o resultado e abrir treze de diferença. O Flamengo assumiu o topo da tabela na 16ª rodada e nunca mais saiu.
A hegemonia rubro-negra foi se destacando a cada dia; o Mais Querido se classificou para as finais da Libertadores e, por este motivo, adiantou a partida da 34ª rodada, contra o Vasco. No último sábado (23), o Rubro-Negro venceu o River Plate e reconquistou a América. No domingo (24), foi recebido por um mar de torcedores para comemorar o grande sonho da Nação, que esperou 38 anos para reviver a história. Durante a celebração do título da Copa Libertadores, o Flamengo descobriu que havia conquistado o Campeonato Brasileiro com quatro rodadas de antecedência e sem entrar em campo. O Palmeiras, vice-líder da competição, precisava vencer o duelo contra o Grêmio para adiar o triunfo do rival carioca, mas perdeu a partida e consagrou o Maior do Mundo como heptacampeão.
O elenco escreveu seu nome na história e comemorou dois títulos em menos de 24 horas. A situação estremeceu os solos paulistas, que viram o gigante acordar e dar um ‘basta’ na hegemonia do Estado, voltando para o lugar de onde nunca deveria ter saído: a elite do futebol nacional. Por falar em cariocas e paulistas, um duelo de estados está marcado para este domingo. Flamengo e Palmeiras vão se enfrentar no Allianz Parque, às 16h (de Brasília).
Share this content: