A FIFA decidiu excluir o Club León (MEX) do Mundial de Clubes. A equipe mexicana integrava o Grupo D, que também conta com o Flamengo. Apesar da resolução da entidade máxima do futebol, a Concacaf, responsável pelos clubes da América Central e do Norte, manifestou sua intenção de apoiar a equipe ‘eliminada’. Em contrapartida, a Alajuelense (CRC), que almeja a vaga, expressou sua indignação.
“Agora, será um procedimento legal. O Grupo Pachuca tem a possibilidade de ir à CAS. Não sabemos o que vai acontecer e respeitaremos os trâmites. Mas, para mim, como presidente da Concacaf, eu apoio o León. O clube ganhou a Liga dos Campeões da Concacaf no campo. Portanto, esperamos que, ao final desse processo, o León esteja no Mundial. O León pode contar com 100% do apoio da Concacaf“, declarou Victor Montagliani, presidente da Concacaf, ao canal ‘TUDN’.
Atual detentor da Taça Centro-Americana, que classifica clubes da América Central para a Champions da Concacaf, o Alajuelense procurou a FIFA antes mesmo da exclusão do León, solicitando a vaga. Além do troféu recentemente conquistado, o clube argumenta que é o melhor time não-mexicano e não-americano no ranking da Concacaf e, por isso, merece disputar o torneio. Após as declarações de Montagliani, a equipe da Costa Rica não escondeu sua revolta.
“Tanto Alajuelense quanto León são parte da Concacaf. As declarações do presidente constituem uma grave transgressão do dever de neutralidade, dos princípios de imparcialidade e de lealdade institucional que devem reger as autoridades esportivas internacionais. Reiteramos que a integridade no futebol não pode ser comprometida por considerações políticas ou econômicas. Defenderemos com firmeza o respeito às normas, à transparência dos processos e à imparcialidade das decisões“, afirmou o Alajuelense, em nota.
O regulamento do Mundial de Clubes proíbe que dois clubes sob a mesma propriedade disputem o torneio. No entanto, o empresário que controla o León é o mesmo que dirige o Pachuca (MEX). Assim, o carrasco do Botafogo no Intercontinental foi escolhido para continuar na competição, gerando incertezas no Grupo D, que inclui o Flamengo.
A chave do Rubro-Negro permanece com Chelsea (ING) e Espérance de Tunis (TUN), e a FIFA deve anunciar, nas próximas semanas, quem será o substituto do León no Mundial de Clubes. A entidade máxima do futebol se pronunciará após a avaliação da Corte Arbitral do Esporte (CAS).
Publicado em colunadofla.com
Share this content:
O Flamengo está se preparando para sua estreia no Campeonato Brasileiro contra o Internacional, que…
Após as saídas de Fabrício Bruno e David Luiz, o Flamengo passou a priorizar a…
O Flamengo se prepara para sua estreia no Campeonato Brasileiro, uma vez que no sábado…
O Flamengo segue empenhado na preparação para a sua estreia no Campeonato Brasileiro. Uma possível…
O atacante Nixon foi oficialmente apresentado nesta semana ao Iguaçu, clube que atualmente participa da…
O Campeonato Carioca chegou ao fim no dia 16 de março, entretanto, a Federação de…
This website uses cookies.