O Flamengo já está garantido no ‘super’ Mundial de Clubes de 2025, que será disputado nos Estados Unidos e contará com 32 equipes. No entanto, as datas do torneio ainda não foram definidas pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Assim, segundo a imprensa inglesa, a competição terá uma duração de 29 dias.
A FIFA planeja realizar o Mundial de Clubes de 2025, que será a primeira edição com 32 equipes e no novo formato, entre 15 de junho e 13 de julho. Com isso, o torneio terá uma duração de 29 dias, semelhante ao calendário da Copa do Mundo, conforme reportado pela ‘Sky Sports’ da Inglaterra.
Diferentemente do tradicional Mundial de Clubes já conhecido, o de 2025 terá 32 equipes e, dessa forma, incluirá os times que forem campeões dos torneios continentais. Além disso, terá classificação via ranking de cada entidade. Com isso, Flamengo, Palmeiras e Fluminense representarão o Brasil na competição.
Na América do Sul, Flamengo, Palmeiras e Fluminense se classificaram. Na Europa, Chelsea (ING), Real Madrid (ESP) e Manchester City (ING) são os representantes. Al-Hilal (SAU) e Urawa Red Diamonds (JAP) representam o continente asiático, enquanto Wydad Casablanca (MAR) e Al Ahly (EGI) garantem a África no torneio, e Monterrey (MEX), León (MEX) e Seattle Sounders (EUA) representam a América do Norte.
Até o momento, 13 equipes se garantiram no Mundial de Clubes de 2025, deixando 19 em aberto. Na América do Sul, três vagas estão disponíveis e serão destinadas ao campeão da Copa Libertadores da América e aos dois times melhor posicionados no ranking da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
Contudo, novos times do Brasil só poderão se classificar em caso de título na próxima edição da Copa Libertadores da América. Isso porque, por regra, a FIFA proibiu a classificação de mais de duas equipes do mesmo país pelo ranking. Como já existem três brasileiros garantidos, a cota está esgotada.
O Flamengo continua se planejando para 2024. Isso porque, o clube rubro-negro está atualmente trabalhando na montagem do elenco para a próxima temporada. Com isso, o Mais Querido está prestes a concluir a contratação do meia uruguaio Nicolás de la Cruz, do River Plate (ARG).
Share this content: