A FIFA anunciou, neste domingo (17), detalhes do ‘Super’ Mundial de Clubes, que ocorrerá a cada quatro anos. Além disso, a entidade apresentou o Mundial com realização anual, chamado de Intercontinental. A primeira edição já acontecerá em 2024 e, caso o Flamengo ganhe a próxima Libertadores, terá a chance de jogar uma partida do torneio no Maracanã.
Jogo 1 – campeão Libertadores x campeão Concacaf, em local a ser definido por sorteio, na casa de um dos envolvidos (pode ser no Maracanã, caso o Flamengo vença o continental em 2024)
Jogo 2 – vencedor do jogo 1 x quem ganhar o chaveamento entre África, Ásia e Oceania, no dia 14 de dezembro, em campo neutro
Jogo 3 – ganhador do jogo 2 x campeão europeu, no dia 18 de dezembro, em campo neutro
O primeiro jogo do campeão da Libertadores no Mundial com seis equipes será contra o representante da Concacaf (Américas do Norte e Central). Nesta fase, a FIFA definiu que o mando de campo em 2024 acontece por sorteio. Então, caso o Mengão consiga jogar o torneio, tem a possibilidade de atuar no Maracanã.
Depois de 2024, o mando de campo acontece no ‘local oposto’. Ou seja, se em 2024 o campeão da Libertadores jogar em casa, na edição seguinte, o clube da Concacaf mandará o embate, que será único. Posteriormente, o vencedor ainda jogará com quem passar dos mata-matas entre africanos, asiáticos e Oceania. Por fim, ainda há o confronto com o melhor europeu, para definir o campeão mundial.
O Mundial de Clubes de 2024 vai reunir os seis campeões continentais, diferentemente do atual modelo, que conta com sete clubes. Ou seja, o time do país-sede não jogará, afinal, o torneio ocorrerá em vários locais. A decisão está marcada para o dia 18 de dezembro, com o play-off anterior sendo no dia 14/12, no mesmo local, que ainda não foi definido.
Já o duelo entre o campeão da Libertadores e o vencedor da Concacaf, que tem chance de ser no Maracanã caso o Flamengo ganhe o continental, ainda não tem data marcada. Assim sendo, o dia deste jogo será discutido entre as duas federações, para encaixar o embate em meio aos inchados calendários.
Se o Flamengo precisa vencer a Libertadores de 2024 para ter a chance de jogar uma partida do Mundial no Maracanã, o cenário é diferente para o ano seguinte. Por ter sido campeão da América em 2022, o Mengão tem vaga garantida na edição de 2025, com 32 clubes. A competição ocorrerá entre os dias 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos.
A disputa ocorrerá no mesmo padrão da Copa do Mundo de seleções, com oito grupos de quatro times, com os dois melhores de cada avançando para as oitavas de final. Dessa forma, a América do Sul terá seis representantes: Fluminense, Flamengo, Palmeiras, o campeão da Libertadores 2024 e os dois melhores do ranking da Conmebol.
Share this content: