CAIRO (EGITO) — O Flamengo garantiu com estilo a passagem rumo à final da Fiba Intercontinental Cup, o mundial de basquete, nesta quarta-feira. Com um grande jogo coletivo, inteligência e um sólido trabalho defensivo, o rubro-negro despachou o Lakeland Magic, filial do Orlando Magic na G-League, liga de desenvolvimento da NBA: 94 a 71. Agora, aguarda o vencedor do confronto entre San Pablo Burgos (Espanha) e Zamalek (Egito), marcada para as 15h desta quarta.
Pouco antes da partida, o rubro-negro confirmou um desfalque importante. O ala Brandon Ronbinson testou positivo para Covid-19, foi isolado e ficou de fora dos relacionados. O técnico Gustavo de Conti mandou para a quadra um quinteto inicial com Yago, Dar Tucker, Rafael Mineiro, Olivinha e JP Batista.
O primeiro quarto teve brilho de Yago. O “monstrinho” emendou duas cestas de três nos equilibrados minutos iniciais de jogo. Em boa atuação nos garrafões ofensivo e defensivo, em especial de Olivinha, o Flamengo manteve o Magic em seu alcance até passar a frente, em novo arremesso de três de Yago para marcar 11 a 10.
A partir da virada, os norte-americanos não voltaria mais à frente do placar. O Flamengo dominaria o segundo quarto também, na experiência de JP Batista e Mineiro. O rubro-negro foi para o intervalo vencendo por 51×35.
A concentração seguiu em alta no terceiro quarto, sem espaço para deslizes. Gustavinho rodou a equipe e nomes como Balbi e Faverani brilharam para seguir mantendo o adversário longe no placar. No útlimo quarto, os americanos encostaram.
Mais agressivos, apostaram nas infiltrações e nos arremessos de média distância — chegaram a cortar a diferença para 10 pontos (70 a 60). Mas o Flamengo, experiente, contou com grande atuação defensiva de Mineiro e aplicação tática dos homens de frente nos minutos finais para segurar o ímpeto dos campeões da G-League.
Campeão da Champions League das Américas, o Flamengo coloca o basquete sul-americano na final do mundial pela terceira vez seguida. A decisão está marcada para o domingo, às 15h, no Hassan Moustafa Sports Hall, no Cairo.
Share this content: