Por: Higor Neves e Leo José
Gustavo Scarpa se tornou mais um alvo do Flamengo no mercado. Aos 29 anos, o jogador do Nottingham Forest (ING) agrada à diretoria rubro-negra pela versatilidade. Foi justamente essa facilidade de atuar em diversas posições que tornou o meio campista também em lateral e ponta esquerda nos tempos de Palmeiras.
O brasileiro é meia ofensivo de origem. Dessa forma, além da posição de criação, Gustavo Scarpa pode atuar como meia esquerda, meia direita, meia central e segundo volante. No entanto, tem mais, pois o atleta também já foi utilizado como lateral e ponta esquerda.
Scarpa começou no Fluminense em 2015, temporada em que também foi emprestado ao Bragantino. Desse modo, aos 20 anos, o meia disputou 45 jogos, sendo que foi lateral esquerdo titular em cinco partidas, todas pelo time carioca e completando os 90 minutos em campo.
O jogador se firmou na carreira no Fluminense como meio campista, mas voltou à lateral esquerda cinco anos depois, em 2020, já no Palmeiras de Abel Ferreira. Isso porque, o jogador fez dois dois dos 45 jogos na posição adaptada pelo time paulista. A atuação de Scarpa no lado esquerdo da linha de zaga arrancou elogios do treinador português.
— (Scarpa) Tem uma precisão de cruzamento muito acima da média. Foi alguém que se sacrificou para jogar numa posição que não era a dele. Tínhamos conversado de pensar numa possível situação de outro lateral esquerdo, mas, com essa vontade que demonstrou, de atacar e defender, vou perguntar se quer continuar do lado esquerdo porque tem futuro aqui e quem sabe na Europa — disse Abel após vitória do Palmeiras por 3 a 0 sobre o Ceará, com Scarpa na lateral esquerda.
A experiência de Scarpa na ponta esquerda é maior em comparação aos sete jogos na lateral. Isso porque, o jogador fez 32 partidas na posição ofensiva. Nas temporadas 2015, 2016 e 2017, pelo Fluminense, o alvo do Flamengo atuou 13 vezes como ponta esquerda, rendendo, vaga na Seleção Brasileira Sub-23 para a mesma faixa do campo em amistoso contra os Estados Unidos Sub-23.
Depois de ter a fase como ponta esquerda em 2015 e algumas aparições em 2016 e 2017, Scarpa retornou ao meio campo mais centralizado, até voltar ao lado. O Palmeiras de Abel teve o atleta em três jogos para fazer a ponta esquerda, em 2022. A experiência foi curta.
Aos 29 anos, Gustavo Scarpa já não tem a mesma mobilidade de outrora e se fixou como um meio campista centralizado. Em contrapartida, o jogador que está na mira do Flamengo também cai pela direita e pela esquerda em algumas fases dos jogos ou em momentos necessários das temporadas. Dessa fora, é justamente essa versatilidade que agrada à diretoria do Fla e à comissão técnica de Tite para 2024.
Share this content: