Em entrevista à emissora “SBT” após a classificação do Benfica contra o PSV, pelos playoffs da Liga dos Campeões, nesta terça-feira, o técnico Jorge Jesus depositou confiança no trabalho de Renato Gaúcho à frente do Flamengo, mas afirmou que o brasileiro “nunca fará” uma história como a sua no rubro-negro.

A declaração tem muito a ver com o ano mágico vivido pelo Fla sob o comando de Jorge Jesus em 2019. O Mister desembarcou na Gávea em junho daquele ano e fez história ao conquistar Brasileirão e Libertadores no mesmo ano, igualando um feito do Santos de Pelé. Jesus ainda conquistaria Supercopa do Brasil, Campeonato Carioca e Recopa Sul-Americana na temporada seguinte.

Alcançar o número de títulos de Jesus com o rubro-negro já não é uma tarefa fácil, mas Renato está no caminho. A equipe está na semifinal da Libertadores, fase na qual enfrentará o Barcelona de Guayaquil. Já no Brasileirão, o páreo é ainda mais duro: o Fla ocupa a quinta colocação, a dez pontos do líder Atlético Mineiros, apesar de ter dois jogos a menos.

Campanha por campanha, o Flamengo de Renato ainda pode alcançar o desempenho de 2019, mas a possibilidade é remota. Para alcançar os 90 pontos, recorde absoluto do Brasileirão de pontos corridos, o rubro-negro precisará fazer pelo menos 62 dos 69 pontos que ainda tem para disputar. Só pode desperdiçar sete pontos, o equivalente a duas derrotas e um empate.

Individualmente, o português também deixou o sarrafo bem alto. Só no Brasileirão, seu aproveitamento à frente do rubro-negro é de 83,3%, com 22 vitórias, 4 empates e 2 derrotas em 22 jogos. Em números gerais, Jesus fez 57 jogos, ganhou 43, empatou 10 e perdeu apenas quatro. Um aproveitamento de 81,2%.

Atualmente, Renato tem 4 vitórias, um empate e uma derrota à frente do Flamengo no Brasileirão, um aproveitamento de 72,2%. Já em números gerais, são 9 vitórias, um empate e uma derrota em 11 jogos, um aproveitamento de 84,8%. Por enquanto, o único número em que supera o Mister.