Sem categoria

O Exterminador de Mitos

Quatro jogos, três vitórias e um empate. Cinco gols marcados nenhum sofrido, sequência que parece ser animadora, mas nem tanto quanto os mitos derrubados por Rueda em seus primeiros passos no Flamengo.

Reynaldo Rueda, o técnico que muitos comentaristas esportivos viraram a cara e disseram que não daria certo no Flamengo, chegou e vem conseguindo acertar o sistema defensivo e garantir resultados importantes para o Flamengo, e principalmente destruindo os mitos criados.

Mito 1: Márcio Araújo é imprescindível para proteger a defesa do Flamengo.

Marcio Araújo nem marcava e nem apoiava, na verdade parecia fazer o papel de somar número para garantir os 11 iniciais necessários para a bola rolar. Rueda desde que chegou só utilizou o volante como titular uma vez, e com o time reserva, e como um passe de mágica o Flamengo parou de sofrer defensivamente. Prova de que o volante não era tão vital assim, não é?

Mito 2: Cuéllar não é primeiro volante.

Poderia não ser para ZR, mas é para Rueda! E o que isso custou ao Flamengo e ao treinador, todos nós já sabemos. Rueda reparou uma injustiça que vinha sendo realizada há muito tempo e enfim passou a titularidade para o colombiano, que desde então tem se destacado e passou a ser um dos pilares do time. Cuéllar é o tipo do volante moderno, que sabe defender, passa muito bem e de vez enquanto aparece para concluir na frente.

Mito 3: A zaga do Flamengo é lenta, precisa de um zagueiro rápido.

Precisava em meio a bagunça que era o setor defensivo do Flamengo, onde os laterais subiam “À la vonté” e os volantes eram nulos na proteção. Hoje o Flamengo tem uma linha defensiva bem postada, com laterais que sobem de forma alternada e com comprometimento defensivo de todo o time. Em 4 jogos sob o comando de Rueda, o Flamengo sofreu pouquíssimos sustos e nossos goleiros pouco foram exigidos.

Mito 4: O Flamengo tem que ir para cima do adversário pois é melhor tecnicamente.

Rueda entendeu que o futebol brasileiro atual está mais em cima dos erros do que nos acertos. O Flamengo mantém a posse de bola como em outros tempos, mas erra menos. Em alguns momentos nesses jogos, o Flamengo esperou o adversário vir para cima para sair no contra-ataque, e quando o fez saiu de forma ordenada sem deixar espaços na zaga. Quando tem a posse de bola o Flamengo é mais paciente e assertivo, rifa menos a bola e parece saber exatamente o que fazer. Não deixa de buscar o ataque, mas o faz de forma organizada.

Mito 5: Berrío é um Cirino com grife.

Berrío em menos de um ano de casa já se mostrou muito mais efetivo e eficiente que Marcelo Cirino. Fez gol em sua estréia, fez gols nos rivais em clássicos e tem se mostrado um jogador interessantíssimo para o time do Flamengo. Embora às vezes esbarre em sua falta de técnica, têm feito grandes jogadas na linha de fundo e infernizando às zagas adversárias. Não à toa, parece ter assumido a titularidade com Rueda.

Mito 6: Everton é o motorzinho do time.

Everton era o homem do contra ataque, da retomada rápida, da transição do time de ZR. Rueda conseguiu compactar o time de forma que as linhas estão tão próximas e bem postadas que não há mais necessidade de Everton ser o desafogo do time. Embora ainda seja uma opção interessante de velocidade pelas pontas, Everton aparece menos na transição e mais nas triangulações junto ao ataque. E no esquema atual, começa a ver a sombra de Vinicius Jr cada vez mais próxima nessa briga pela ponta esquerda.

Mito 7: Willian Arão não serve mais para o Flamengo.

De todos os volantes que o Flamengo tem, Willian Arão é o que mais se assemelha à um meia. Aparece como poucos no ataque e auxilia na armação do meio de campo. Com Márcio Araújo em campo, os dois eram peças nulas, pareciam perdidos. Com Cuéllar, Arão voltou a ser um jogador decisivo. Aparece à frente para finalizar e participa das triangulações com Rodinei e Berrío. Parece estar recuperando o futebol que o levou a seleção.

Mitos, histórias, convicções, mentiras contadas tantas vezes que se tornam verdades absolutas. Pouco a pouco Rueda vai exterminando todos esses mitos e fábulas que habitaram o imaginário rubro-negro nos últimos tempos.

Enfim, Rueda vai mostrando sua cara e alimentando a expectativa dos torcedores de que ainda podemos ter um ano vitorioso. Será que tem mais mitos à serem quebrados, Como o que diz que treinador estrangeiro não dá certo no futebol brasileiro? Os próximos jogos dirão!

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

#ColunaDoJJ

Concorda ou Discorda? Comente, cornete e se gostar Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @JeronimoSJunior! É Mengão 24 horas por dia!

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/08/exterminador-de-mitos/

Share this content:

Redação Flamengo RJ

Share
Published by
Redação Flamengo RJ

Recent Posts

Tite revela planos para próximos jogos do Flamengo visando economia na Copa do Brasil

Depois de mais de dois meses competindo exclusivamente no Campeonato Carioca, o Flamengo agora enfrenta…

20 minutos ago

Flamengo decide proibir comentários em publicações após perder para o Botafogo

Erick Pulgar e Arrascaeta tiveram que deixar a partida do Flamengo mais cedo neste domingo…

25 minutos ago

Fabrício Bruno reclama de falta em gol do Botafogo, porém faz autocrítica

O Flamengo sofreu a sua segunda derrota na temporada. No último domingo (28), a equipe…

45 minutos ago

Tite, do Flamengo, critica pergunta sobre “preservação” do time e sugere o fim de jogos às 11 horas

O Flamengo foi derrotado na primeira partida do Campeonato Brasileiro, no último domingo (28), pelo…

55 minutos ago

Atuação de Luiz Araújo revolta torcedores do Flamengo

O Flamengo enfrentou o Botafogo neste domingo (28) e acabou sendo derrotado por 2 a…

1 hora ago

Torcedores detonam Tite após terceiro jogo sem vitória

O Flamengo sofreu uma derrota diante do Botafogo neste domingo (28) por 2 a 0,…

2 horas ago

This website uses cookies.