O Flamengo está no G4 do Brasileirão e briga pelo título nacional. O clube carioca inicia o returno da competição a apenas dois pontos do líder Palmeiras e deve melhorar alguns pontos se quiser ser campeão. Confira:
3. Aproveitamento como mandante
Conhecido pela força de sua torcida, o Flamengo tem sofrido com a falta de um estádio fixo para jogar no Rio de Janeiro. Com Maracanã e Engenhão sendo utilizados nas Olimpíadas, o clube carioca atuou em diversas arenas do Brasil e teve apenas o sétimo melhor aproveitamento como mandante na primeira metade do Brasileirão. Para subir na tabela, o Rubro-Negro terá que fazer valer o mando de campo.
2. Ataque
Paolo Guerrero, principal nome do ataque rubro-negro, fez as pazes com o gol e marcou quatro vezes nos últimos seis jogos. Contudo, o peruano e seus companheiros terão que melhorar ainda mais se quiserem levar o Flamengo ao sétimo título brasileiro. O time tem o pior ataque entre os cinco primeiros colocados da competição, com apenas 23 gols. Com exceção do Corinthians, que marcou 28, Palmeiras, Galo e Grêmio já balançaram as redes mais de 30 vezes.
1. Aproveitamento nos confrontos diretos
Para chegar à ponta da tabela, o Flamengo precisará também melhorar o rendimento nos confrontos diretos – os chamados “jogos de seis pontos”. No primeiro turno, nas partidas contra Palmeiras, Atlético-MG, Corinthians, Grêmio e Santos, o Rubro-Negro conseguiu apenas quatro dos 15 pontos possíveis (uma vitória contra o Galo, empate com o Peixe e derrotas para o trio restante).