Sem categoria

O valioso retorno de Júlio César

Poucos poderiam prevê-lo, mas foi um erro liberar a saída de Paulo Victor sem trazer outro goleiro de qualidade para o Flamengo. Na época em grande fase, Muralha parecia ter conquistado de vez a meta rubro-negra, alcançando, inclusive, a seleção brasileira. Hoje, entretanto, a realidade é outra. Mesmo defendido por boa parte da crítica, inclusive por mim, que não o considero de todo ruim, é fato que a pressão e o peso da camisa estão afetando as atuações de Muralha. É notável a falta de segurança em saídas simples e as dificuldades em certas bolas de puro reflexo que antes eram facilmente interceptadas pelo arqueiro.

Má fase ou não, não podemos estar condicionados aos altos e baixos da carreira de qualquer jogador; é preciso ter reservas em condições de substituí-lo a qualquer momento. A posição de arqueiro, porém, traz uma certa dificuldade na manutenção de um bom suplente, pois, praticamente, somente a primeira opção tem significativas oportunidades durante a temporada. Então, pois, ocorre uma resistência de mão dupla: nenhum clube quer ter um goleiro oneroso no banco nem os goleiros de alto nível querem amargar a suplência que tanto ofusca suas carreiras.

O Flamengo viveu este dilema com PV e Muralha. Pela amargura, o primeiro saiu. Por consenso e por economia, rebuscamos César – então encostado na modesta Ferroviária, e o colocamos ao lado de Thiago para que disputassem a condição de segundo goleiro do Flamengo. Jovens, promissores, mas ainda nem de perto realidades. Resultado: na má fase de Muralha, ainda não temos um goleiro verdadeiramente preparado para assumir sua posição.

Aí é que entra a importância do retorno de Júlio César. Admiraria sua contratação por diversos fatores: a formação rubro-negra, a experiência transmitida a nossos jovens goleiros, a qualidade, o renome internacional, a alternância com Muralha, o encerramento de seu contrato com o Benfica, os salários reduzidos de um jogador em fim de carreira… só não vejo, amigos, motivos para não trazê-lo.

Voltando ao início do tópico, ainda enxergo o problema da pouca alternância da posição. Aqui, sugiro a adoção do modelo europeu de utilização de dois goleiros durante a temporada. Temos diversas competições ainda em disputa e de diferentes níveis, como Copa do Brasil e Primeira Liga, Brasileiro e Sul-Americana… fora as já passadas Libertadores e Carioca. Aqui temos muito mais espaço de alternância entre os goleiros. Se existe consenso sobre a prevalência de um sobre o outro, este superior deve ser designado para as competições mais importantes. O preterido, portanto, nem por isso deve ser colocado na geladeira; para este restariam as competições menos importantes para manter-se em atividade e em constante pressão sobre a primeira opção.

Isto, meus amigos, já deveria ter sido feito de maneira ampla no Carioca e nos jogos iniciais da Primeira Liga. Foi um desperdício não ter dado mais oportunidades a nossos jovens goleiros, especialmente a Thiago, que já estava no clube no princípio da temporada. Este último, inclusive, teve boas atuações nas poucas partidas em que atuou e poderia ter aproveitado mais chances contra clubes pequenos em jogos de relativa importância. Não teve e, ao meu ver, a regularidade dos competitivos campeonatos que disputamos nessa segunda metade do ano exigem goleiros mais experientes e firmados.

Júlio César é um excelente nome. Para a torcida, para o grupo e para a história do clube. Valorizar quem já produzimos também é valorizar a base, pois é com ela que escrevemos o futuro. Força, diretoria!

Rodrigo Coli

Twitter: @_rodrigocoli

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/06/o-valioso-retorno-de-julio-cesar/

Share this content:

Redação Flamengo RJ

Share
Published by
Redação Flamengo RJ

Recent Posts

Tite esboça escalação do Flamengo com Léo Ortiz e Wesley para jogo contra o Bragantino

O Flamengo enfrentará o Bragantino neste sábado (04) em mais uma partida válida pela quinta…

18 minutos ago

Flamengo possui a terceira pior média de chutes certos por jogo no Brasileirão

O Flamengo concluiu os preparativos para o jogo contra o Red Bull Bragantino, válido pela…

2 horas ago

Lei do ex: Léo Ortiz reencontra Bragantino pela 1ª vez após chegada ao Flamengo

O confronto entre Flamengo e Bragantino, que ocorre neste sábado (04), na quinta rodada do…

12 horas ago

Flamengo vence Fortaleza com apoio da Nação e abre vantagem no NBB

O Flamengo obteve uma vantagem significativa nas quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB)…

12 horas ago

Flamengo conquista vitória sobre Fortaleza no primeiro jogo das quartas de final do NBB

O Flamengo saiu na frente do Fortaleza nas quartas de final do Novo Basquete Brasil…

13 horas ago

Notícias do Flamengo hoje: possíveis jogadores em campo, ausências e detalhes sobre partida contra Bragantino

Durante a transmissão ao vivo, os apresentadores trouxeram a provável escalação do Flamengo para o…

14 horas ago

This website uses cookies.