Para se resguardar, Flamengo entra com pedido de liminar para escalar Reinier contra o Avaí

Reinier, meia do Flamengo — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

No fim da noite de quarta-feira, o Flamengo enviou para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva um pedido de liminar para poder escalar Reinier na partida contra o Avaí, sábado, em Brasília, pelo Campeonato Brasileiro. A ideia é se resguardar de uma possível punição, já que o meia está inelegível por estar convocado para a seleção brasileira sub-17. A CBF tem 24h para se manifestar. A informação foi publicada inicialmente pelo "O Globo".

Presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho determinou ainda a inclusão da Medida Inominada na pauta desta sexta-feira, em sessão itinerante que será realizada no Brasil Futebol Expo. Na mesma pauta está a Medida Inominada do Vasco que pede a liberação do atleta Talles Magno. A ideia é que o tema seja debatido e definida a matéria em colegiado.

Na Medida Inominada, o Flamengo afirma que a CBF enviou o ofício de convocação para a Federação de Futebol do Rio de Janeiro no dia 17 de agosto, um sábado, às 21h15. O clube só recebeu o documento na segunda-feira, dia 19 de agosto.

Para escalar Reinier sem riscos, o Flamengo precisa que o jogador esteja liberado em um sistema chamado "Gestão Web".

Primeiro, a diretoria fez o pedido de liberação direto com a CBF, que recentemente adotou como regra não desconvocar atletas. O caso foi levado até para o presidente Rogério Caboclo, que mantém uma boa relação com a diretoria rubro-negra. Sem uma documentação em mãos, o clube mudou a ideia inicial e optou pela via jurídica para não correr riscos. Um dos argumentos do Fla era já ter Bruno Henrique chamado por Tite, que optou por colocar na lista apenas um atleta de cada equipe.

O caso é parecido com o do atacante Talles Magno, do Vasco, que só enfrentou o Flamengo, em Brasília, amparado pelo efeito suspensivo concedido pelo presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho. A expectativa é de que aconteça o mesmo com Reinier.

O meia, de 17 anos, teria que viajar no último domingo para disputar três amistosos na Inglaterra junto com outros três atletas rubro-negros – Lázaro, Caio Roque e Daniel Cabral -, mas não embarcou. Ele seguiu treinando no Ninho do Urubu e tem chance de ser titular, ou na vaga de Bruno Henrique ou de Arrascaeta, que desfalcam o Flamengo nesta rodada.

Em seu site oficial, o STJD colocou os motivos que levaram o Flamengo a entrar com a Medida Inominada:

  • Não observação e cumprimento do prazo de 15 dias de antecedência para a convocação e apresentação do atleta;
  • Ofício enviado irregularmente aos dirigentes do Flamengo, às 21h15, de sábado, e não no e-mail da presidência do clube (e-mail institucional de comunicação pelas entidades);
  • Ofício enviado pela FFERJ somente no expediente do dia 19/08/2019, que é a via adequada segundo determina o artigo 77, VI , do Estatuto da CBF;
  • A presente convocação se refere a amistoso de equipe sub-17, quando a obrigatoriedade de cessão dos atletas em amistosos refere-se tão somente aos jogos das equipes A das confederações nacionais, durante a janela de data FIFA;
  • Mesmo que desnecessário o argumento, já que se trata de equipe sub-17, importante ressaltar que a convocação em data FIFA para jogar pela equipe A somente obrigaria o clube para disputa de duas partidas, mas a presente convocação indica três partidas amistosas.

— Foto: Divulgação

Sinta a emoção de ser sócio-torcedor do Mengão e tenha muitas vantagens – clique aqui!

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/para-se-resguardar-flamengo-entra-com-pedido-de-liminar-para-escalar-reinier-contra-o-avai.ghtml

Share this content: