Treinador português ainda espera ‘sistemas alternativos’ na equipe
Ajustes no sistema tático é uma das pautas que mais estão presentes no Flamengo de Paulo Sousa. Desde que chegou ao clube, em janeiro deste ano, o português tenta encaixar sua filosofia de jogo no elenco rubro-negro. Mudar do tradicional 4-4-2 e 4-3-3 para os complexos 5-2-1-2 e 3-4-1-2 é a realidade do grupo de jogadores neste momento.
Com o passar dos experimentos, o Flamengo começa a melhorar seu desempenho, principalmente nas duas partidas iniciais da Libertadores. As vitórias de 2 a 0 sobre o Sporting Cristal (PER) e de 3 a 1 contra o Talleres (ARG) mostraram a evolução do Mais Querido. E na coletiva pós-jogo, Paulo Sousa destacou essa manutenção do sistema tático.
— Essa é uma equipe que tem desenvolvido dinâmicas com e sem bola nas transições com princípios bem fortes. Vamos seguir a trabalhar neste sentido, porque temos convicções para cristalizar essas dinâmicas. Depois disso, certamente teremos sistemas alternativos que nos permita surpreender os adversários seja de início ou durante o jogo — disse Paulo Sousa.
Após conquistar certa tranquilidade no Grupo H da Libertadores, o Flamengo de Paulo Sousa vira a chave e foca no Brasileirão. São Paulo e Palmeiras, no Maracanã, e Athletico, na Arena da Baixada, são os três próximos compromissos flamenguistas. A estreia com empate diante do Atlético-GO criou uma certa necessidade de vitória para o clube da Gávea começar bem a Série A. Nesse momento de atenções totais no campeonato nacional, somar pontos logo cedo pode fazer a diferença na reta final.
Share this content: