Por: Leo José, Rodrigo Lima e Juampi Manera
Próximo adversário do Flamengo na Libertadores, o Racing (ARG) passa por momento complicado antes de enfrentar o Mengo às 19h (horário de Brasília) desta quinta-feira (04). O treinador Fernando Gago vive entrelaço com a diretoria e lidera uma equipe com pontos fracos e fortes. Três jogadores, inclusive, ‘roubam a cena’ no time de Avellaneda.
A reportagem do Coluna do Fla faz um verdadeiro ‘Raio-X’ do Racing. Em parceria com o jornalista argentino Juampi Manera, todo o contexto do clube azul e branco é levantado. Desde a má fase na liga local até a esperança da torcida de Avellaneda para o duelo contra o atual campeão da Libertadores.
Pontos fortes: posse de bola, paciência e triangulações;
Pontos fracos: momento ruim do elenco, contra-ataque adversário e bola parada.
Embora não esteja em um bom momento, o Racing de Gago se caracteriza por buscar a posse de bola e ter paciência para chegar ao gol adversário. O jogo em equipe é uma das chaves do Racing, sendo o fator principal para ser o melhor time da Argentina no ano passado, mas a versão atual está bem abaixo.
As triangulações são vistas com frequência, especialmente entre o lateral, o meio campista central e o ponta. As jogadas geralmente acabam se inclinando para o centro, já que, após a lesão de Carbonero, não sobraram jogadores com grande velocidade para correr à linha de fundo.
Negativamente, há um nível baixo em vários dos jogadores. A defesa costuma ir mal quando o adversário contra-ataca. Além disso, a bola parada é outro ponto fraco, já que o Racing sofreu nove gols neste quesito no Campeonato Argentino deste ano.
Vale lembrar que o Racing tem sete desfalques confirmados para enfrentar o Flamengo na quinta-feira (04): Jonatan Gómez (meia), Gonzalo Piovi (lateral esquerdo), Maxi Moralez (meia), Lolo Miranda (meia), Vecchio (meia), Cardona (atacante) e Carbonero (atacante).
Trio de destaque: Matias Rojas (meia atacante), Aníbal Moreno (meia) e Paolo Guerrero (atacante).
Entre o final do ano passado e o início deste, o paraguaio Matias Rojas teve uma grande recuperação, com gols decisivos que abriram jogos para o Racing. No entanto, quando o meia não entra em campo, o time argentino sente bastante. Em 2023, por exemplo, o jogador marcou sete tentos e deu uma assistência em 13 partidas.
Aníbal Moreno é outro, sendo o eixo do meio campo. No Racing, ele é quem organiza a saída de bola, fazendo a transição para o ataque. Fernando Gago vê o meio campista central como peça fundamental para a estabilidade da equipe.
Quanto à qualidade, experiência e liderança, Paolo Guerrero chama a responsabilidade. O atacante não está jogando muito em termos de minutagem, pois alterna com Maxi Romero, mas quando está em campo, o Racing busca bastante o peruano ex-Flamengo.
Como menção honrosa, vale citar o goleiro Gabriel Arias e o zagueiro Leonardo Sigali, que é o capitão. O craque Matias Rojas não está em plenas condições de jogo, pois convive com problema no tornozelo, por isso, pode ser ofuscado pelos dois jogadores da defesa.
O Racing conquistou apenas um dos últimos 15 pontos no Campeonato Argentino, mas conseguiu uma vitória contra o Aucas (EQU), pela Libertadores, entre esses jogos. Este momento, inclusive, é o pior momento da Era Fernando Gago no time de Avellaneda. Mesmo assim, a diretoria confia no projeto e, além disso, há alguns dias, houve uma reunião na sede do clube.
A alta cúpula do Racing ofereceu para Gago uma renovação de contrato até dezembro de 2024, quando termina o mandato do atual presidente, Víctor Blanco. Do lado do treinador, o estafe prefere esperar até o final deste ano — vínculo atual se encerra em dezembro de 2023 — para responder. O que acontecer no jogo contra o Flamengo não é definitivo, mas será muito importante.
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo!
O sentimento é de que, sem dúvida, o Flamengo é um adversário muito difícil, pois é o último campeão. O que mantém os torcedores do Racing esperançosos é fazer valer a vantagem de jogar em casa e empurrar o time, apesar do momento ruim. Há também o fato de que o Racing avançou às quartas de Libertadores de 2020 passando justamente pelo Fla, uma lembrança muito recente em Avellaneda — dois empates em 1 a 1, e classificação hermananos pênaltis.
Flamengo e Racing se enfrentam às 19h (horário de Brasília) desta quinta-feira (04). A partida acontece no Estádio Presidente Perón, o ‘El Cilindro’, válida pela terceira rodada do Grupo A da Libertadores. O time argentino tem seis pontos e o Fla, três — Aucas (EQU) e Ñublense (CHI) aparecem na sequência, também com três, cada. O confronto do Mengo na Argentina, inclusive, tem transmissão ao vivo do Coluna do Fla, via YouTube.
Share this content: