Possível ameaça ao Mundial de 2025? Jogador do Manchester City faz declaração impactante sobre calendário

Nas últimas entrevistas, o técnico Tite tem expressado críticas contundentes em relação ao calendário do futebol brasileiro. No entanto, a questão da sequência de jogos também tem sido tema de debate na Europa. Rodri, volante do Manchester City (ING), revelou que alguns jogadores estão cogitando entrar em greve devido ao desgaste físico. Vale ressaltar que a equipe comandada por Pep Guardiola irá disputar o Mundial de 2025 juntamente com o Flamengo, e o novo torneio da FIFA não agradou a todos os clubes do ‘Velho Continente’.

— *Acho que estamos próximos disso (da greve). É fácil de entender. Se perguntar para qualquer outro jogador, vai dizer o mesmo. Se continuar assim, chegará um momento em que não teremos outra opção. É algo que nos preocupa porque somos os caras que sofrem* — disse Rodri, nesta terça-feira (17).

— *Na minha humilde opinião, acho que é demais. Nós ou alguém tem que cuidar de nós, porque somos os principais protagonistas deste esporte, ou negócio, ou como quer que seja chamado. Nem tudo se resume a dinheiro ou marketing, também se trata da qualidade do espetáculo. Quando estou descansado, jogo melhor. Se as pessoas desejam ver um futebol de qualidade, precisamos de descanso. À medida que o número de jogos aumenta, o desempenho e a qualidade diminuem* — acrescentou o jogador do Manchester City.

Para a temporada 2024/2025, a UEFA aumentou o número de jogos da Champions League, o que significa que cada equipe pode ter até quatro partidas a mais do que nos últimos anos. Além disso, em junho do próximo ano, será realizado o novo Mundial de Clubes da FIFA, com a participação do Flamengo, nos Estados Unidos.

No final do ano passado, Guardiola, treinador de Rodri, não demonstrou grande entusiasmo em relação ao torneio. Assim, existe a possibilidade de o Manchester City não levar seus principais jogadores para a competição. ‘*Não sou contra novas competições, sou contra o pouco tempo de recuperação, ano após ano. É disso que eu reclamo o tempo todo*’, comentou.

O novo formato do Mundial de Clubes é semelhante ao da Copa do Mundo de Seleções, com 32 times divididos em oito grupos de quatro equipes cada, sendo que as duas primeiras se classificam para as oitavas de final. A expectativa é de que o sorteio dos grupos ocorra ainda em 2024, no final do ano.

Dos 32 times participantes, 30 já estão definidos, restando apenas duas vagas. Uma delas será destinada ao campeão da Libertadores 2024. No entanto, caso o título fique com Flamengo, Fluminense ou River Plate (ARG), o Olimpia (PAR) herdará a vaga através do ranking. O outro representante virá do país-sede, ou seja, dos Estados Unidos.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: