A partida entre Flamengo e Grêmio pelo primeiro jogo da semifinal da Libertadores terminou sem uma definição após empate por 1 a 1, mas esteve recheada de polêmicas. Com três gols do Rubro-Negro anulados, a atuação do VAR gerou uma insatisfação da cúpula do Fla. Nesta sexta-feira (04), praticamente 48 horas depois do duelo, a CONMEBOL divulgou em seu site oficial as situações que geraram análise para o árbitro de vídeo.
No documento, é possível acompanhar as imagens de análise e os áudios da comunicação do árbitro principal com o VAR. No segundo gol anulado, marcado por Gabigol, o juiz Néstor Pitana chama o árbitro de vídeo afirmando que o camisa 9 estaria em condição irregular. Durante a observação, o VAR constata que o atacante rubro-negro encontrava-se em impedimento.
O que chama mais atenção, porém, é o modo de operação. Nos áudios disponibilizados pela Conmebol, ainda referente ao lance de impedimento de Gabigol, o árbitro de vídeo pede para que a imagem seja avançada e recuada a todo o momento, até que encontre o melhor instante para constatar a condição irregular, que, para muitos internautas e comentaristas, foi equivocada.
Para o jornalista Mauro Cezar Pereira, que abordou o assunto em vídeo publicado em seu canal no Youtube, a polêmica com o VAR no jogo entre Grêmio e Flamengo pode servir para que haja uma discussão acerca da tomada de decisão dos árbitros na marcação dos impedimentos, assim como a forma de avaliação.
– Foi um ajuste para lá, outro para cá, nos frames… Por um detalhe e uma interferência manual humana foi decidido se era impedimento ou não. É um negócio bem complicado que merece uma grande discussão. Porque, pela primeira vez, vimos de forma direta e transparente um diálogo aberto entre árbitro de vídeo e árbitro de campo e a imagem ao mesmo tempo. A forma como foi definido foi no momento certo que a bola sai do pé do jogador? Isso é uma discussão importante para o futebol. De que maneira isso é calibrado? Está confuso -, questionou Mauro Cezar, afirmando que o Fla não deverá ficar em silêncio sobre a situação:
– A informação que eu tenho é que os dirigentes do Flamengo deverão se manifestar de alguma maneira. Não sei se acontecerá publicamente agora ou se vão esperar o anúncio do árbitro do próximo jogo -, acrescentou.
Diante da polêmica, sobretudo com o impedimento marcado no primeiro gol de Gabigol, a diretoria do Flamengo irá solicitar à Conmebol a íntegra do áudio da cabine do VAR para o lance. A insatisfação com a anulação do tento ficou evidente na publicação do vice de futebol Marcos Braz, que se mostrou contrário e ironizou a decisão da arbitragem. O jogo de volta contra o Grêmio acontece no próximo dia 23, no Maracanã.
Share this content:
O Palmeiras está focado na contratação de Andreas Pereira, jogador do Fulham (ING), para a…
Revelado pelo Flamengo, Rodrigo Muniz se destacou como o protagonista do Fulham (ING) nesta quinta-feira…
O planejamento do Flamengo para o início da temporada de 2025 está em pleno andamento.…
O novo diretor de futebol do Flamengo, José Boto, já tem data marcada para sua…
Vítor Pereira deixou o Al-Shabab, da Arábia Saudita, e foi oficialmente anunciado como o novo…
O vínculo contratual entre o Flamengo e David Luiz se encerrará no dia 31 de…
This website uses cookies.