Sem categoria

Precisamos de ajustes! Muitos… Concordam?

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Final da Taça GB, tudo preparado, torcida mista conquistada no peito e na raça pelas diretorias de Flamengo e Fluminense que irmanaram-se e decidiram não cruzar os braços após definição de torcida única no clássico mais famoso e charmoso do mundo. Ao decretar torcida única, o Estado (Governo) declara-se plenamente incapaz e atesta sua falência moral e profissional em dirimir os problemas e garantir a segurança do cidadão carioca e fluminense. dito isso, vamos ao que interessa.

Após longo período estaleirado do Ninho do Urubu e realizando algumas incursões fortuitas, o Transatlântico Flamengo está tomando forma e ficando lindão para singrar os mares nacionais e sul-americanos. Então é chegada a hora do fabricante colocar o navio dentro d’água para o teste final. O resultado? O barco fez água por vários lugares, necessitando revisão da vedação e reforço da soldagem nos pontos mais críticos, visando garantir a segurança dos passageiros no cruzeiro inaugural a realizar-se na próxima quarta-feira à noite.

Achei legal abrir a coluna com um primeiro parágrafo romanceado acerca do jogo da final de ontem à tarde no Vazião. Dito isso vamos às constatações, iniciando a análise pela defesa, ponto fundamental e de sustentação para qualquer equipe que almeja jogar competitivamente. Vale ainda ressaltar aqui que não farei uma caça às bruxas, longe disso! Apenas destacarei os pontos positivos e negativos do time e os ajustes (na minha opinião) a serem realizados para que não passemos muitos apuros no campeonato mais importante do continente e muito menos no certame nacional a iniciar-se no próximo mês de maio.

Comecemos pela zaga, onde nosso capitão Réver continua jogando o fino. Mesmo no jogo de ontem, onde muita coisa deu errada, pudemos perceber que nosso zagueirão sabe o que está fazendo e entende da posição. Firme, preciso, um monstro no jogo aéreo. Entretanto seu companheiro, Rafael Vaz, já passou da hora de começar a ser contestado. Não digo por esta última apresentação, onde ele foi muito mal, sendo eleito inclusive (pelos leitores do site) o bola murcha do jogo. Estou me referindo ao conjunto da obra. Vaz é um zagueiro, na maioria das vezes, seguro. Embora ele seja lento, faz boa dupla de zaga com Réver. Agora, todos acreditamos que ele deveria ter a noção mais exata do futebol que lhe é de direito, como faz nosso MA, por exemplo. Esses arroubos de Beckenbauer e a Síndrome de Gerson (Canhotinha de Ouro), onde abusa dos dribles na defesa e acha que é o rei dos lançamentos é que denigrem a sua imagem cada vez mais perante aos torcedores rubro-negros. Falta esse bom senso e a real compreensão de suas limitações.

Tenho plena convicção que devemos testar o Donatti na zaga, pois além de alto e preciso nas bolas aéreas, joga com muito mais seriedade do que o Vaz; não sendo displicente, como o antigo zagueiro “Vazcaíno”. Mas acredito que essa mudança seja um pouco temerária para o jogo de quarta-feira. Sugiro que Donatti deva ser lançado ao longo do segundo turno do campeonato carioca, para que o ajuste com o Réver se dê gradativamente e contra equipes menos qualificadas e não tenhamos maiores percalços durante este período de sincronização da defesa. Além de tudo que já foi falado ainda tem o Trauco que, mesmo após um início promissor, mostra certa fragilidade defensiva e pouco entrosamento na parte ofensiva com o Mancuello. Para essa posição também acho válido testarmos o Renê, que pode ser a solução para chegarmos à solidez defensiva almejada. Mesmo que ele não demonstre a qualidade ofensiva do peruano, coisa que pode ser treinada à exaustão pelo nosso técnico (lembrem-se do que o Telê Santana fez com o Cafu, transformando um lateral que não sabia cruzar em um dos melhores laterais que o Brasil já teve), sua capacidade de marcação o credencia para tentar uma vaga na equipe titular. E o Pará? Continua jogando bem. Raça e disposição. Muita correria (box to box incansável) e cruzamentos cada vez mais precisos. O cara enverga o Manto Sagrado de uma maneira que dá gosto de ver. Esse realmente ama o Flamengo e merece estar onde está e, principalmente, da maneira que está.

Na parte da “volância”, devemos ressaltar que Rômulo está passando por um período de turbulência em seu futebol e ontem ele também deixou muito a desejar. Acredito que isso é fruto de uma série de fatores, desde a recomposição defensiva dos atacantes quanto ao ajuste de posicionamento junto ao Arão e à defesa como um todo. Mas defendo categoricamente que ele deva ser mantido no time titular. Não concordo com a tese de que o MA é um mal necessário. Afirmo, peremptoriamente, que acho justíssimo o MA ser considerado peça fundamental na composição do elenco, pois ele é extremamente útil em certas ocasiões; mas considerarmos a possibilidade de uma titularidade é algo que beira a insanidade. Ele não tem futebol suficiente para ser titular da equipe do Flamengo. Simples assim.

Outro que está indo mal, mesmo não tendo comprometido no jogo de ontem, é o nosso goleiro Muralha. Notem que eu venho desde o ano passado defendendo aqui, neste espaço democrático, a contratação de um goleiro de ponta (leiam minhas colunas pregressas). Na ocasião em que pleiteei um goleiro top, fui execrado por alguns amigos que nos acompanham; mas com a saída do PV e a incógnita que é o Thiago, além do pífio César, vejo cada vez mais essa necessidade tornar-se urgente (continuem me julgando). Vejam bem, eu acredito que o Muralha seja um bom goleiro. Mesmo! Só que sempre defenderei que devemos realmente contratar um excelente goleiro para que ele faça a diferença debaixo das traves do mais querido. E o Muralha mesmo sendo um bom goleiro não é, pelo menos por enquanto, esse cara fora-de-série e incontestável.

Outra parte crítica do time é a inconsistência na recomposição defensiva. Ontem a ferida ficou exposta devido à rapidez e precisão dos passes do Fluminense, cujo time é extremamente qualificado tecnicamente, muito eficaz e agudo com a bola nos pés. O Flamengo foi muito lento na transição defensiva, coisa que não acontece quando temos a bola nos pés. No quesito ataque, devemos ressaltar a enorme qualidade do Guerrero, cada vez mais consistente e de extrema importância na armação e conclusão das jogadas de ataque. Éverton não foi tão bem ontem e nem Mancuello, nas eles são bons jogadores e devem continuar mantendo as boas atuações. Já o Berrío está entrando bem e tem mostrado que pode ser titular da equipe no decorrer da temporada. Já Diego sempre vai bem, é a estrela da companhia. Mesmo quando está mais apagado tecnicamente ele compensa com a vontade e garra características dos grandes atletas. Mas falta-lhe mais passes agudos. A ele e a Mancuello. Deveríamos treinar mais as jogadas de infiltrações diagonais com passes mais agudos para vazarmos os ferrolhos defensivos que caracterizarão o modus operandi das equipes que vierem nos enfrentar em casa durante a temporada.

Certo, é início do ano, apenas dois meses de trabalho, mas devemos apontar os erros e acertos da equipe afim de sincronizarmos o time o quanto antes para o restante da temporada. Estou certo que o trabalho do Zé Ricardo é excelente e não vejo outro treinador brasileiro à sua frente além do Tite. Deixemos o homem trabalhar e torçamos para que nosso treinador consiga acertar os ponteiros da equipe o quanto antes. Tenho certeza absoluta de que o Flamengo está no caminho certo. As vitórias virão aos montes. E espero, sinceramente, que o Mengão consiga nos proporcionar o mais breve a alegria inebriante de um título nacional, ou até mesmo internacional. Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo Simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!!!

Fabio Monken

P.S.: desculpem-me pela extensão do texto desta semana, mas necessitei alongar-me um pouco mais devido à complexidade do tema, mesmo tendo deixado de lado algumas considerações, na minha opinião, menos importantes. Obrigado por nos acompanhar. Sem vocês não existiríamos!

Gostou? Ótimo! Não gostou? Ótimo também!
Ninguém é o dono da verdade! Isso é fato!
Venha debater conosco suas idéias, mas faça-o educadamente, pois a falta de respeito e de educação são os combustíveis dos fracassados e de parca argumentação!

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/03/precisamos-de-ajustes-muitos-concordam/

Share this content:

Redação Flamengo RJ

Share
Published by
Redação Flamengo RJ

Recent Posts

Elenco do Flamengo se reapresenta na tarde desta sexta após derrota para o Fluminense

Agora, toda a atenção está voltada para a Copa do Brasil! Após a derrota por…

7 minutos ago

Filipe Luís pede foco na Copa do Brasil após derrota para o Fluminense

Filipe Luís sofreu sua primeira derrota como técnico principal do Flamengo. Na última quinta-feira (17),…

6 horas ago

Filipe Luís analisa problema de Alcaraz no Flamengo e diz: “Não consigo entrar na cabeça dele”

Alcaraz marcou seu primeiro gol pelo Flamengo diante do Bahia. Segundo relatos dos bastidores, o…

6 horas ago

Flamengo é derrotado pelo Fluminense e corre risco de perder vaga no G-4; confira a tabela atualizada do Brasileirão 2024

Dois jogos aconteceram pela 30ª rodada do Brasileirão nesta quinta-feira (17). Na disputa pelo topo…

6 horas ago

Rossi detalha sentimento do Flamengo para Copa do Brasil após derrota para Fluminense

É hora de reunir os pedaços e se recuperar o mais rápido possível visando a…

7 horas ago

Corinthians vence com autoridade o Athletico-PR e se prepara para enfrentar o Flamengo na Copa do Brasil

Após a derrota para o Fluminense nesta quinta-feira (17), o Flamengo deixa de lado o…

7 horas ago

This website uses cookies.