Seria difícil acreditar no começo de 2023 em quem dissesse que Erick Pulgar terminaria o ano como um dos principais jogadores do Flamengo. Ele mal tinha chances de entrar em campo em um elenco tão estrelado como o rubro-negro. Pois aconteceu! Pulgar se tornou indispensável na equipe e coroa a reviravolta inacreditável com o Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet como um dos melhores volantes do Brasileirão.
O chileno chegou à Gávea no segundo semestre de 2022, mas quase não teve espaço e fez apenas oito jogos naquele fim de ano. Para piorar, ainda acabou falhando no jogo da semifinal do Mundial de Clubes e virou um dos jogadores que eram negociáveis e podiam deixar o Flamengo.
A reviravolta curiosamente começou com Jorge Sampaoli. O técnico não teve uma passagem nada memorável pelo clube, mas conhecia Pulgar dos tempos de seleção chilena e fez o volante começar a jogar.
E a transformação foi completa. Os números mostram o quão indispensável ele se tornou no time.
Com Pulgar em campo, o Flamengo fez 25 jogos, com 17 vitórias e apenas quatro derrotas. Um aproveitamento de pontos impressionante de 73,3% – o Palmeiras foi campeão com 61%.
Sem ele, foram 13 partidas: duas vitórias, cinco empates e seis derrotas. Um aproveitamento de apenas 28% dos pontos, o que colocaria o time rubro-negro na zona de rebaixamento.
Pulgar se torna o sexto jogador do Chile a conquistar a Bola de Prata.
E a torcida do Flamengo espera que ele mantenha esse nível para ser a peça principal da retomada que a equipe planeja para a próxima temporada.
Share this content: