Quais são os planos de Bap para profissionalizar o Flamengo?

O Flamengo elegeu um novo presidente para o triênio de 2025 a 2027: Luiz Eduardo Baptista. Uma das promessas de Bap, é importante ressaltar, é a profissionalização do clube em todas as suas áreas. Contudo, como o novo mandatário pretende implementar essa proposta?

Em primeiro lugar, é fundamental destacar que a intenção de Bap é fazer com que o Flamengo opere como uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), mas sem se tornar oficialmente uma. Isso implica que o novo presidente planeja contar com especialistas à frente de cada departamento do clube, sempre com a supervisão do mandatário.

O GE foi o responsável por divulgar inicialmente essas informações. Assim, Bap pretende reduzir o poder que os vice-presidentes exercem atualmente no Flamengo. Ademais, a proposta do atual presidente é ‘recontratar’ Rodrigo Tostes, que liderava a área financeira do clube.

Isso se deve ao fato de Tostes ter participado ativamente da reestruturação financeira do Flamengo quando ocupou o cargo de vice-presidente de finanças. Entretanto, na gestão de Bap, o profissional deverá assumir a posição de CEO do Mais Querido, ou seja, o diretor executivo do Flamengo.

Vale ressaltar que Bap tem a intenção de submeter uma proposta ao Conselho Deliberativo do Flamengo logo no início de 2025, visando a eliminação da obrigatoriedade de que o clube mantenha 19 vice-presidentes. Para o mandatário que assumirá o comando no próximo triênio, essa exigência contribui para uma ‘gestão amadora’.

Para gerenciar a situação até que ocorra a modificação no estatuto, Bap planeja instituir uma espécie de ‘conselho’, que se encarregará dos principais assuntos do Flamengo. Isso ocorrerá por meio do acúmulo de funções nas principais vice-presidências do clube, incluindo: futebol, jurídico, financeiro, comunicação e gabinete.

Por fim, Bap anunciou o primeiro nome para a diretoria do Flamengo: José Boto. O objetivo é que o português colabore com o presidente na reformulação de todo o departamento de futebol do clube. Para isso, o diretor técnico está selecionando os profissionais que irão compor a equipe, que deverá incluir diretores de comunicação e de estratégia.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: