Allan Rodrigues de Souza, conhecido apenas como Allan, chegou ao Flamengo durante a metade da temporada de 2023. O volante, nascido em 3 de março de 1997, perdeu espaço no Atlético-MG e enxergou uma transferência para o Mais Querido como uma grande oportunidade em sua carreira. Atualmente, o jogador veste a camisa 29.
Ao ingressar no Flamengo, Allan não tinha muitas opções de numeração. Por esse motivo, decidiu utilizar a camisa 21 no Rubro-Negro. No entanto, o volante acabou mudando de número após a saída de Victor Hugo.
O meia do Flamengo se transferiu para o Goztepe (TUR) durante a metade da temporada de 2024, em uma negociação que também envolveu a chegada de Carlos Alcaraz. Assim, o número 29 ficou disponível e Allan aproveitou para utilizá-lo a partir de então.
Allan destacou-se consideravelmente no Atlético-MG, especialmente nos primeiros anos desta década. O clube mineiro contratou o volante na temporada de 2020, e ele foi fundamental na conquista do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil em 2021, sendo um dos titulares indiscutíveis.
Por esse motivo, o Flamengo manifestou interesse em contratar Allan. O meio-campista foi aprovado pelos analistas de scout da diretoria de Rodolfo Landim, levando o Mais Querido a concretizar a aquisição do atleta.
A contratação de Allan pelo Flamengo foi formalizada em 2 de junho de 2023. A negociação não foi simples, uma vez que o Atlético-MG desejava manter o volante e dificultou as conversas.
Entretanto, após intensas negociações, o Atlético-MG cedeu e aceitou vender Allan ao Flamengo. O volante não precisou de muito convencimento, pois já manifestava o desejo de vestir o Manto Sagrado e conquistar os principais títulos com o Mengão.
Como Allan era um desejo do Flamengo, o clube não mediu esforços para garantir a contratação do volante. Por esse motivo, o Mais Querido pagou 8,2 milhões de euros (aproximadamente R$ 43 milhões na época) ao Atlético-MG.
Anteriormente, o Atlético-MG mostrava-se irredutível e não queria liberar Allan para o Flamengo. Isso se deve ao fato de que o Rubro-Negro é visto como um adversário temido, sempre obtendo vantagens nas competições mais importantes do Brasil e da América.
Desde a metade da temporada de 2023, Allan já atuou em 70 partidas com a camisa do Flamengo. Até o presente momento, o volante não balançou as redes com o Manto Sagrado, tampouco ofereceu assistências aos companheiros.
Entretanto, é relevante ressaltar que Allan enfrentou diversas lesões musculares durante sua passagem pelo Flamengo, o que dificultou sua inserção no time titular. Além disso, o atleta atua como volante, função cuja prioridade não é marcar gols ou fornecer assistências.
Allan deixou sua marca na história do Flamengo em menos de três temporadas completas. Ele conquistou o Campeonato Carioca em duas ocasiões, a Copa do Brasil uma vez e a Supercopa do Brasil, somando os títulos das temporadas de 2024 e 2025.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: