Qual é o grupo do Flamengo no Mundial de Clubes?

O Flamengo está atualmente concentrado na disputa do Campeonato Brasileiro e da Libertadores da América. Entretanto, com a perspectiva do futuro, o Rubro-Negro permanece atento às novidades relacionadas ao Mundial de Clubes. Na competição, vale destacar que o Fla integra o Grupo D.

Conforme mencionado anteriormente, o Flamengo faz parte do Grupo D do Mundial de Clubes da FIFA. Além do Mais Querido, outros três clubes compõem esta chave. Entre eles, dois já estão confirmados: Esperánce de Tunis (TUN) e Chelsea (ING). Contudo, ainda há uma vaga a ser preenchida.

Isto se deve ao fato de que a Corte Arbitral do Esporte (CAS) excluiu o León (MEX) do Mundial de Clubes. O clube mexicano era o quarto membro do Grupo D, do Flamengo. Agora, América do México (MEX) e Los Angeles FC (EUA) vão disputar um ‘playoff’ para definir quem ocupará a vaga no chaveamento do Mais Querido.

É importante ressaltar que o León foi excluído do Mundial de Clubes por ser controlado pelo mesmo proprietário do Pachuca (MEX), que também participará da competição nos Estados Unidos. Portanto, segundo o regulamento da FIFA, _’nenhuma pessoa física ou jurídica pode controlar ou exercer influência sobre mais de um clube participante.’_

Além do Flamengo, o Brasil contará com mais três representantes no Mundial de Clubes de 2025. Eles são: Palmeiras, Fluminense e Botafogo. Dessa forma, o futebol brasileiro terá o maior número de equipes credenciadas para disputar a competição internacional nesta temporada.

Em síntese, a FIFA avaliou diferentes formatos e decidiu adotar para o Mundial de Clubes o mesmo modelo da Copa do Mundo, incluindo o número de equipes: 32. Ademais, a competição ocorrerá a cada quatro anos, com a estreia programada para 2025.

É relevante mencionar que o novo formato do Mundial de Clubes será disputado entre 14 de junho e 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos. A FIFA já definiu as 11 cidades-sedes e os 12 estádios. O local da grande decisão também está determinado: o MetLife Stadium, em Nova Jersey.

A FIFA firmou um acordo para que o DAZN, no streaming, transmita todas as 63 partidas do denominado Super Mundial de Clubes. Ademais, o Grupo Globo e a CazéTV também informaram que irão exibir os jogos das equipes brasileiras, tanto a abertura quanto o encerramento do torneio.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: