Qual é o número da camisa de Viña no Flamengo?

Gustavo Viña, popularmente conhecido como Viña, ingressou no Flamengo no início da temporada de 2024. O lateral esquerdo, nascido em 09 de novembro de 1997, tinha a intenção de retornar ao futebol brasileiro após sua passagem pela Itália.

Assim que se apresentou no Flamengo, Viña rapidamente se integrou ao grupo, fazendo amizade com Arrascaeta, De La Cruz e Varela, que são seus companheiros na Seleção do Uruguai. O lateral adaptou-se com agilidade e optou pelo número 17 para usar no Rubro-Negro.

O Flamengo necessitava de um lateral esquerdo para competir por posição com Ayrton Lucas, pois, àquela altura, não havia jogador à altura para disputar a posição com Ayrton. Portanto, o uruguaio se tornou uma alternativa viável.

Entretanto, Viña sofreu uma grave lesão no joelho, o que o afastou dos campos por quase dez meses. O atleta retornou ao Flamengo na temporada de 2025, onde agora tem Ayrton Lucas e Alex Sandro como concorrentes na mesma posição.

O Flamengo oficializou a contratação de Viña em 2024, especificamente no dia 25 de janeiro. O clube, conhecido como o Mais Querido, estava em busca urgente de um lateral e adquiriu o jogador logo no início da janela de transferências.

É importante ressaltar que Viña tinha o desejo de voltar ao futebol brasileiro. O Flamengo se apresentava como uma grande oportunidade, uma vez que disputa os principais títulos do continente. Dessa forma, o lateral não hesitou em aceitar a proposta.

O Flamengo não mediu esforços para garantir a contratação do lateral. Assim, o Mais Querido desembolsou 8 milhões de euros (cerca de R$ 51 milhões) à Roma, da Itália, para contar com Viña em seu elenco.

A Roma não contava com Viña para a temporada e necessitava de recursos para contratar outros jogadores. Por essa razão, o time italiano avaliou que a saída do uruguaio era a melhor decisão.

Conforme mencionado, Viña sofreu uma grave lesão no joelho, que o afastou por quase dez meses. Devido a esse período fora de campo, o lateral esquerdo participou de apenas 23 partidas com a camisa do Flamengo.

Como teve pouco tempo de jogo, Viña acumula apenas um gol e duas assistências para seus companheiros. O objetivo do lateral é manter-se 100% em termos físicos e conquistar a posição no Flamengo.

Apesar da limitação de jogos, Viña já deixou sua marca na história do clube. O lateral esquerdo conquistou uma vez o Campeonato Carioca, uma vez a Copa do Brasil e também a Supercopa do Brasil, somando os títulos das temporadas de 2024 e 2025.

O foco de Viña agora é conquistar o Campeonato Brasileiro e a Libertadores com o Flamengo. Além disso, manter-se em boa forma física para ganhar mais tempo de jogo ao lado de Filipe Luís é uma de suas grandes prioridades.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: