A edição de 2025 da Copa Libertadores da América se aproxima das oitavas de final. Com a classificação para a próxima fase, o Flamengo se destaca como um dos clubes brasileiros com mais conquistas na história desta competição. Neste momento, o Mais Querido está em busca do tetracampeonato do torneio sul-americano.
É relevante mencionar que o Flamengo já possui três títulos de Libertadores até agora. Isso se deve ao fato de que o Mais Querido conquistou a taça em 1981, 2019 e 2022. Ademais, o Rubro-Negro participou de quatro finais do torneio sul-americano, entretanto, ficou com o vice-campeonato em 2021.
Portanto, como mencionado anteriormente, na temporada de 2025, o Flamengo se empenha para obter o quarto título de Libertadores. Caso consiga levantar a taça, o Mais Querido se tornará o único clube brasileiro tetracampeão do torneio sul-americano. Importante lembrar que o maior vencedor da competição é o Independiente (ARG), que possui sete troféus.
Ademais, a Libertadores 2025 pode se revelar significativa para o Brasil por dois motivos especiais. Isso porque Flamengo, Palmeiras ou São Paulo têm a chance de se tornarem o primeiro time tetracampeão do país. Além disso, o futebol brasileiro, que tem visto campeões consecutivos desde 2019, poderá igualar a Argentina no total de títulos por países.
Atualmente, Argentina e Brasil são os países sul-americanos que mais conquistaram títulos de Libertadores na história. Enquanto as equipes argentinas levantaram o troféu em 25 ocasiões, as equipes brasileiras o fizeram 24 vezes. Em terceiro lugar no ‘ranking’ está o Uruguai, com oito títulos.
Em síntese, o maior artilheiro brasileiro da história da Libertadores é Gabigol. Ele acumula 31 gols em 60 partidas, além de ter atuado em seis temporadas na competição. Vale ressaltar que os números consideram as atuações tanto pelo Flamengo quanto pelo Santos.
Contudo, é importante destacar que, embora as estatísticas levem em conta as atuações de Gabigol pelo Santos e Flamengo, dos 31 gols marcados pelo atacante na Libertadores, 30 foram feitos vestindo o Manto Sagrado. Não é à toa que o atual jogador do Cruzeiro é o maior artilheiro do Fla na competição.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: