A Prefeitura do Rio e o Governo do Estado prorrogaram as medidas de distanciamento social para o dia 11 de maio. Na manhã desta quinta-feira (30), o prefeito Marcelo Crivella afirmou à TV Globo que as restrições no município seguem até o dia 15 de maio, pelo menos. Já um decreto do governador Wilson Witzel, publicado no Diário Oficial, também nesta quinta, estende as proibições até o próximo dia 11.
O Secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, não descarta a possibilidade de adotar ‘lockdown’ no estado. Ou seja um confinamento mais radial. O representante aponta um descontrole na curva do novo coronavírus e diz que bloqueio total, inclusive de limites de cidades e divisas do estado, pode ser necessário caso a população continue desrespeitando o isolamento social.
As medidas adotadas continuam funcionando para a suspensão de aulas presenciais em todos os níveis de ensino, mantêm o comércio fechado (shoppings e lojas de rua) e, principalmente, proíbem aglomerações. Isto quer dizer que banho de mar nas praias e festas seguem sem ser permitidas e restaurantes só podem funcionar para retirada em balcão ou para entregas.
A prorrogação da quarentena também deve influenciar diretamente na retomada das atividades dos clubes de futebol em seus centros de treinamento. A possibilidade de voltar aos treinos estava sendo estudada pelas federações envolvidas. No entanto, esse retorno só seria permitido se as autoridades de saúde e os chefes de estado dessem o aval. Com o aumento do isolamento social, as atividades devem se manter paralisadas.
Share this content: