Rafa Penido: ‘A bonita e desdentada Taça Guanabara’

Cego de tanto vê-la, de tanto tê-la estrela, o Flamengo conquista sua 25ª Taça Guanabara com a mesma euforia de um milionário ao adquirir sua 25ª cobertura com vista para o mar.

Campeão com uma justiça questionável, sob a liderança de Filipe, o Flamengo não sofreu gols no estadual, demonstrando uma solidez impressionante.

Apesar da homenagem a Jorge Jesus e das memoráveis recordações de 2019, o Cariocão 2025 apresenta, até o momento, como cena mais marcante o procedimento que o Dr. Cleiton realizou para remover o dente incisivo lateral de Barboza, zagueiro do Botafogo, após o clássico da sétima rodada.

A desvalorização da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca como títulos relevantes coincide com o período em que o Maracanã foi destruído, ou seja, em 2010, quando o estádio fechou para a Copa do Mundo e nunca mais foi restaurado. Assim como o dente do argentino Alexander, que nunca mais apareceu, aquela magia de conquistar a Taça Guanabara estava, de alguma forma, em um lugar abstrato no Maracanã, talvez em uma realidade onírica, provavelmente acompanhada pela premiação do campeonato e pelo dente do jogador.

Filipe Luís, protagonista da competição, assegura que tudo o que foi vivenciado até agora foi apenas uma pré-temporada.

Como quem nos diz que o gol APOTEÓTICO de cobertura de Matheus Gonçalves foi apenas uma preliminar de algo ainda mais extraordinário.

‘Metheus’ Gonçalves, a jovem revelação, tem se divertido mais do que o normal com seu futebol ousado e fluido. Tão apurado, tão destemido e tão Flamengo. Filipe reconhece que esse atleta, na plenitude de sua capacidade, tem potencial para brilhar intensamente, deixando 50 milhões de torcedores extasiados.

É necessário ajustar as expectativas, pois nem tudo é festa, mas que o futebol é mais alegre nos pés de Matheus, disso não tenho dúvidas.

Digno de nota é o imenso respeito do jovem ao tentar a cavadinha diante do goleiro Dida, honrando a tradição dos gols que garantem títulos na Era Filipe Luís.

Foi com esse e mais 789 gols contra o Maricá que o Flamengo reafirmou sua superioridade espiritual na (pré)temporada.

O garoto é parte do grupo e se uniu aos grandes jogadores Plata e Luiz Araújo. Parabéns ao campeão da desdentada Guanabara.

Assim sendo, a única crítica possível ao treinador é conquistar taças em ordem decrescente. Da Copa do Brasil para a Supercopa e agora a Taça Guanabara. Felizmente, isso deve ser corrigido, afinal, a temporada, o ano e a vida só realmente começam após o Carnaval.

O cenário é deslumbrante e o gênio Caetano nos alertou na premonitória canção, com impressionante razão: é realmente bela e desdentada, a Guanabara.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: