Rafael Vaz sobre chance de vaias contra Flamengo: ‘Se acontecer, é porque fui marcante’

"Seria bom, né". Rafael Vaz brinca com o status de zagueiro-artilheiro e com a chance de marcar contra o Flamengo. A sua passagem pelo rubro-negro dividiu opiniões e cabe ao torcedor decidir se foi boa ou ruim. Atualmente no Goiás, ele reencontrará o ex-clube pela primeira vez neste domingo, às 11h, no Maracanã, mas está tranquilo quanto à recepção das arquibancadas: se for vaiado, irá concluir que foi marcante de alguma forma.

– Sei que isso pode acontecer [ser vaiado]. Mas, estou mais maduro e tranquilo. Essas coisas que vem de fora estamos acostumados a não absorver. Estavámos até brincando [com o elenco do Goiás] agora pouco que, se isso acontecer, é porque marquei alguma coisa positiva ou negativa no clube. O mais importante é que estive no Flamengo jogando muitas partidas. Não dá para agradar a todos – conta.

Em entrevista, Vaz diz manter carinho pelo rubro-negro, mas sabe que ficou marcado pela Libertadores de 2017 – o clube foi eliminado na fase de grupos. Aos 30 anos e em alta no Goiás, acredita que seu futuro no Flamengo teria sido diferente se aquela queda não tivesse ocorrido.

– É dificil. Quando se fala em mudar, é porque algo foi muito errado. Algumas atitudes, sim. Hoje, o [Rafael] Vaz com mais experiencia poderia agregar mais. Muita gente fala que fui culpado [na Libertadores de 2017], muita gente fala que não, infelizmente ficamos marcados por coisas boas ou coisas ruins. Se tivéssemos passado, não teria nenhum tipo de crítica. Depois daquela eliminação veio a avalanche. Foi um divisor de águas praticamente.

Bandeira de Mello citou um ‘grupo de perseguidos’ no Flamengo…

Essa parte interna era tranquila. Era um grupo de [jogadores] perseguidos porque sabíamos que a torcida ia pegar no pé. O próprio presidente deixava os jogadores bem tranquilos fazer o que sabíamos. Eu nao me sentia tão perseguidos, mas claro, era meio que notório.

Quais as principais lembranças dos tempos de Flamengo?

Me lembro bastante do título carioca [de 2017], foi marcante para mim e para o Flamengo. Em 2016 também, a campanha que fizemos, ganhamos oito partidas seguidas [no Brasileirão]… Vejo essas etapas como super importantes na minha passagem.

rafael-vaz-flamengo Rafael Vaz sobre chance de vaias contra Flamengo: 'Se acontecer, é porque fui marcante'
Rafael Vaz treinando com o Goiás Foto: Marcello Neves

Esse reencontro tem qual gosto para você?

Gosto doce, claro. Só levo boas lembranças comigo. Pude jogar 80 partidas por um clube tão grande quanto o Flamengo, isso me deixa muito feliz.

Ter saído do Vasco para o Flamengo atrapalhou a sua passagem?

Foi um pouco conturbado. Costumo dizer que me sinto honrado porque foram poucos jogadores que tiveram esse prazer. Fico feliz de poder olhar para a minha filha e falar para os meus amigos que não foi só o Romário [que jogou em Flamengo e Vasco], o Rafael Vaz também teve essa oportunidade.

Então, esse foi um dos motivos para as críticas?

Foi um dos motivos, sim. É dificil sair de um clube como o Vasco e ir para o Flamengo. Já sabia que isso poderia acontecer. Algumas críticas ocorreram por causa disso. Hoje, estar maduro é bom porque ganhamos experiência.

Ainda tem contato com Rodrigo Caetano?

É um homem que virei amigo pessoal. Sempre que possível, a gente se fala. Futebol é bom por isso, nós ganhamos muitos amigos. Tenho algum relacionamento com ele, sim, mas de muita amizade, de família, fora do futebol.

E com o Zé Ricardo?

Com o professor Zé [Ricardo], com certeza. Foi um cara que me ajudou muito, cresci no futebol por causa dele. Sempre que a gente pode tentamos nos encontrar ou falar por telefone.

Como o Goiás se prepara para vencer o Flamengo?

Sabemos que será uma partida complicada. Quando se fala de Maracanã e Flamengo, temos que estar preparados. Foi um privilégio nosso vê-los atuando antes para poder estudar a equipe. Não tem como falar qual será nossas armas, precisamos ver como essa partida vai se desenrolar.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/rafael-vaz-sobre-chance-de-vaias-contra-flamengo-se-acontecer-porque-fui-marcante-23805814.html

Share this content: