O novo Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, que já tem o Flamengo confirmado como um dos participantes, está gerando muita discussão na Europa. O atual vencedor da Liga dos Campeões, o Real Madrid (ESP), é contrário ao novo formato. Além disso, a Federação Internacional de Jogadores Profissionais de Futebol (FIFpro, em inglês) está considerando realizar uma ‘greve’ durante o período da competição nos Estados Unidos.
A FIFA anunciou que o novo Mundial de Clubes terá início em 2025 e ocorrerá entre 15 de junho e 13 de julho, com a participação de 32 clubes de diferentes partes do mundo. O formato baseado na Copa do Mundo é o ponto de discordância do Real Madrid. O clube europeu é contrário à quantidade de jogos no torneio, com a diretoria acreditando que é inviável disputar mais um campeonato com sete possíveis partidas, desde a fase de grupos até a final. As informações foram inicialmente divulgadas pelo portal espanhol ‘Revelo’.
Seguindo uma linha de argumentação semelhante à do Real Madrid, a FIFpro vai além do posicionamento do clube espanhol. A federação dos jogadores ameaça organizar uma paralisação, uma espécie de ‘greve’, devido ao novo Mundial de Clubes. O órgão alega que o torneio nos Estados Unidos interfere na janela europeia destinada às férias trabalhistas dos atletas envolvidos.
Apesar da oposição do Real Madrid e da FIFpro, a FIFA mantém o novo Mundial de Clubes com o formato e a agenda já definidos. Sendo assim, o Flamengo é um dos times garantidos na competição, que contará com 32 equipes divididas em oito grupos. As quatro equipes de cada grupo se enfrentarão em um único turno, com os dois primeiros avançando para as fases eliminatórias, incluindo oitavas, quartas, semifinais e final.
Publicado em colunadofla.com
Share this content: