O Flamengo conquistou o tricampeonato da Libertadores em 2022, porém, por um detalhe, o terceiro título não foi alcançado um ano antes. Afinal, na decisão de 2021, o Mengão sofreu uma derrota para o Palmeiras na prorrogação. Na perspectiva do técnico rubro-negro da época, Renato Gaúcho, o Mais Querido estava preparado para enfrentar o adversário. No entanto, o erro de Andreas Pereira comprometeu totalmente a chance de conquistar o troféu na partida realizada em Montevidéu.
— Nós (Flamengo de 2021) íamos ganhar aquela Libertadores contra o Palmeiras. Aí, infelizmente o Andreas pisou na bola, um lance, e o adversário cresceu. Mas nós íamos atropelar o Palmeiras naquela prorrogação. Nós íamos atropelar! Mas um erro nosso colocou tudo a perder — afirmou Renato Gaúcho em uma entrevista ao ‘Charla Podcast’.
Naquela final, o Flamengo chegou como favorito, após eliminar Defensa y Justicia (ARG) e Olímpia (PAR) com grandes goleadas. Nas semifinais, o Mengão venceu o Barcelona (ESP) por 2 a 0 em ambos os jogos. No confronto decisivo, o Palmeiras abriu o placar com Raphael Veiga logo no início do jogo. No segundo tempo, o Rubro-Negro criou diversas oportunidades, mas conseguiu marcar apenas um gol, com Gabigol, levando a partida para a prorrogação. No tempo extra, Andreas cometeu um erro e Deyverson garantiu o título ao Palmeiras.
Renato Gaúcho foi dispensado do Flamengo logo após a final no Estádio Centenário de Montevidéu. O treinador ficou em segundo lugar no Brasileirão, foi vice-campeão da Libertadores e foi eliminado na semifinal da Copa do Brasil em 2021. Sem títulos, o técnico reconheceu que o Mengão não permite uma temporada sem conquistas.
— Hoje, o Flamengo é um clube que se você está lá, você tem que ganhar. Se você não ganhar, você não é bom. Até quem ganha vai embora, que foi o caso do Dorival (Júnior). Imagina quem não ganha… A torcida é muito exigente, é povão, de massa, que lota o Maracanã. Ela quer ganhar. Tem que ganhar goleando e jogando bem — concluiu Renato.
Embora não tenha conquistado nenhum título como treinador do Flamengo, Renato Gaúcho possui uma rica história como jogador do clube. Isso se deve ao fato de que, como ponta, ele teve uma participação crucial na conquista do Campeonato Brasileiro de 1987. Além disso, o ex-jogador também faturou a Copa do Brasil de 1990.
Publicado em colunadofla.com
Share this content:
O Flamengo se prepara para a sua estreia na Copa Libertadores. Nesta quinta-feira (03), o…
A Seleção Brasileira permanece sem treinador desde a demissão de Dorival Júnior, após a derrota…
O Flamengo entra em campo nesta quinta-feira (03) para enfrentar o Deportivo Táchira (VEN) na…
A Seleção Brasileira ainda busca garantir sua classificação para a Copa do Mundo de 2026.…
O Flamengo encerrou a temporada de 2024 com a conquista do título da Copa do…
O Rio de Janeiro será o anfitrião dos jogos decisivos da Champions League das Américas…
This website uses cookies.