Renato Gaúcho critica o Sport e finaliza discussão sobre o campeão brasileiro de 87: ‘Flamengo venceu em campo’

Não restam dúvidas, mas há quem ponha em xeque: o Flamengo é octacampeão do Campeonato Brasileiro, portanto, é o vencedor de 1987. Nesta quinta-feira (20), quem reafirmou essa realidade foi Renato Gaúcho, atacante do Mengão no ano em que conquistou o tetracampeonato nacional. O ex-camisa 7 rubro-negro recordou que o Mais Querido triunfou sobre as principais equipes na competição.

Todo mundo fala: “ah, o Sport…”. Não existe isso, nada contra. Mas o time da segunda divisão não podia bater de frente com o da primeira divisão. Até porque já estava estipulado entre os presidentes dos clubes, o Clubes dos 13. Campeão é campeão — afirmou Renato Gaúcho, em entrevista ao ‘Charla Podcast’.

O campeão não se ganha fora do campo gritando, se ganha nas quatro linhas. O Flamengo foi campeão, jogamos contra os melhores. O Sport disputou a segunda divisão, não existia este confronto entre primeira e segunda divisões. Fizemos a final contra o Internacional — acrescentou Renato Gaúcho.

Vivendo uma grave crise financeira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que não realizaria o Campeonato Brasileiro de 1987. Assim, surgiu o Clube dos 13, reunindo os principais times do país, que organizaram sua própria liga.

Como o grupo dos times com as maiores torcidas do Brasil conseguiu atrair grandes patrocinadores, como Globo, Varig, Coca-Cola, entre outros, a CBF ficou ‘enciumada’ e recuou, afirmando que iria organizar a competição. Então, a entidade sugeriu o cruzamento entre o módulo do Flamengo e o módulo do Sport.

No entanto, o Clube dos 13 deixou claro que não realizaria o cruzamento. Assim, Flamengo e Internacional disputaram a final do Campeonato Brasileiro que ‘todo o país viu’, com a vitória rubro-negra por 1 a 0, gol de Bebeto. Já em Recife, o Sport venceu o Guarani e se autodenomina vencedor do Nacional, mesmo sem o reconhecimento dos maiores clubes do país.

Em Pernambuco, torcedores do Sport disseminam, de forma equivocada, que o Flamengo se recusou a jogar. Contudo, o Internacional, que também estava classificado para o suposto quadrangular final, se negou a enfrentar o time de Recife e, diante do Guarani, cumpriu o acordado pelo Clube dos 13.

Além disso, um time que foi a base da Seleção Brasileira campeã do mundo em 1994 jamais teria receio do Sport. A escalação titular do Flamengo em 87 contava com: Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton e Zinho; Zico; Renato Gaúcho e Bebeto. Destes, Jorginho, Leonardo, Zinho e Bebeto conquistaram o Mundial com o Brasil. E do clube nordestino, torcedor, você conhece algum jogador? Deixe sua resposta nos comentários.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: