Renato Gaúcho, ex-técnico do Flamengo, é apresentado como novo treinador do Fluminense

O Fluminense anunciou oficialmente a contratação de Renato Gaúcho para liderar a equipe na temporada de 2025. O treinador, que já teve uma passagem pelo Flamengo em 2021, chega ao clube após a demissão de Mano Menezes. Com um contrato estabelecido até dezembro do próximo ano, Renato receberá aproximadamente R$1,5 milhão durante a vigência do acordo.

O ex-atacante possui um histórico de conquistas no futebol brasileiro, incluindo títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil com o Flamengo. Contudo, apesar de suas vitórias, ele frequentemente enfrenta vaias em eventos como o Jogo das Estrelas de Zico. Em contrapartida, a torcida do Fluminense o reverencia como ídolo, especialmente pelo famoso gol de barriga na final do Campeonato Carioca de 1995 contra o Rubro-Negro.

Antes da final do Campeonato Carioca de 2025, que envolve Flamengo e Fluminense, Renato Gaúcho comentou sobre a relação ambígua que mantém com os torcedores de ambos os clubes. Assim, em uma entrevista ao Globo Esporte, ele enfatizou que é constantemente elogiado pelos tricolores, enquanto parte da torcida rubro-negra ainda expressa críticas:

‘O torcedor do Fluminense é o que mais festeja. Em compensação, o que eu escuto de elogio de um lado, tem crítica do outro lado por parte da torcida do Flamengo. Mas até hoje, 30 anos depois, escuto elogios de um lado e críticas do outro’, declarou Renato Gaúcho.

‘Meu maior sonho era vestir a camisa do Flamengo no Maracanã jogando ao lado do meu grande ídolo, que é o Zico. No ano que eu cheguei, em 1987, eu pude concretizar esse sonho e ser campeão brasileiro abraçando e sendo abraçado pelo Zico.’

Por fim, Renato Gaúcho teve uma passagem pelo Mais Querido em 2021, onde comandou a equipe em 37 partidas, obtendo 24 vitórias. Assim, durante esse período, trabalhou ao lado de Filipe Luís, o atual treinador rubro-negro, que era titular na lateral esquerda.

Publicado em colunadofla.com

Share this content: