A primeira etapa da Copa Libertadores está chegando ao fim. Após quatro partidas disputadas por cada time, algumas equipes já garantiram a vaga nas oitavas de final, enquanto outras ainda precisam lutar para avançar. Nesta quinta-feira (09), oito times entraram em campo nos estádios da América do Sul. No Uruguai, o Palmeiras venceu o Liverpool (URU) por 5 a 0. Já no Chile, o Fluminense enfrentou o Colo-Colo (CHI) e, mesmo sendo dominado, conseguiu marcar um gol no final e sair com a vitória.
Nos dois jogos das 19h (horário de Brasília), os favoritos saíram vitoriosos. Na Argentina, o San Lorenzo (ARG) venceu o Independiente del Valle (EQU) por 2 a 0. No mesmo grupo, o F, o Palmeiras goleou o Liverpool (URU) por 5 a 0, garantindo assim a classificação antecipada, somando dez pontos. Enquanto as outras três equipes estão empatadas com quatro pontos.
No Grupo C, onde está o Grêmio, o The Strongest (BOL) aproveitou a altitude de La Paz para vencer o Estudiantes por 1 a 0. Já no Grupo A, o Fluminense sofreu contra o Colo-Colo (CHI), com poucas chances de ataque, mas conseguiu marcar o gol da vitória no fim, com o zagueiro Manoel, garantindo o placar de 1 a 0. O jogador Arturo Vidal, ex-Flamengo, não participou da partida devido a uma suspensão.
Após o término da quarta rodada, quatro equipes já garantiram a classificação antecipada. No Grupo B, Talleres (ARG) e São Paulo já têm suas vagas asseguradas, competindo agora pelo primeiro lugar do grupo. Os argentinos estão na liderança com dez pontos, enquanto os paulistas somam nove.
Além do Palmeiras, outro time brasileiro garantido nas oitavas é o Atlético-MG. A equipe mineira é a única com 100% de aproveitamento e praticamente assegurou o primeiro lugar do Grupo G da Libertadores, com 12 pontos, contra seis do vice-líder, Peñarol (URU).
Vale ressaltar que uma partida foi adiada nesta rodada. O confronto entre Huachipato (CHI) e Grêmio, originalmente marcado para esta semana no Chile, foi cancelado devido a uma tragédia relacionada às chuvas no Rio Grande do Sul. A nova data para o jogo ainda não foi definida.
Após a derrota para o Palestino (CHI) na terça-feira (07), o Flamengo se complicou na Libertadores. O time carioca tem quatro pontos, contra os dez do Bolívar (BOL) e os seis dos chilenos. O Millonarios (COL) aparece com dois pontos. O jogo da próxima quarta-feira (15) contra o Bolívar, no Maracanã, é visto como uma ‘final’ para o Mengão. Antes disso, porém, a equipe de Tite enfrenta o Corinthians pelo Brasileirão, no sábado (11).
Publicado em colunadofla.com
Share this content: