O Flamengo e a LDU já se enfrentaram em quatro ocasiões, todas elas durante a Libertadores da América, nas fases de grupos de 2019 e 2021. Dessa forma, o Mais Querido detém uma leve vantagem no confronto, contabilizando duas vitórias, um empate e uma derrota. Ademais, é importante destacar que uma das vitórias do Mengão ocorreu na altitude de 2.850 metros no Equador.
O Deportivo Táchira, adversário na estreia do Mengão, e o Flamengo se enfrentaram duas vezes, em partidas válidas pelas oitavas de final da Libertadores 2021. O Mais Querido, de fato, superou a equipe venezuelana em ambas as ocasiões, apresentando um aproveitamento de 100%.
Por último, o Central Córdoba foi o clube sorteado do pote 4 para integrar o grupo do Flamengo. Assim, este será o primeiro embate entre as duas equipes na história do confronto. Afinal, é a primeira vez que a equipe argentina consegue se classificar para uma competição internacional. Além disso, o adversário do Mengão se posiciona na sexta colocação da primeira fase do Campeonato Argentino, com cinco vitórias, dois empates e três derrotas.
Como de praxe, a Libertadores é estruturada em oito grupos, com os dois melhores times se classificando para as oitavas de final, agendadas para agosto. O Flamengo almeja estar em campo no dia 29 de novembro, na grande final da competição, cujo local ainda não foi determinado. Desse modo, Brasília, Montevidéu-URU e Lima-PER estão concorrendo para ser a sede da decisão.
Publicado em colunadofla.com